QUANTA BOSTA!

Até a bem pouco tempo atrás, bosta era uma palavra que os adultos proibiam que as crianças pronunciassem em público. Considerada uma palavra que não combinava com as normas da boa educação, meninos e meninas levavam uma reprimenda, quando não umas palmadas, ao inadvertidamente deixar escapar esse "palavrão". Palavra que hoje, frente as expressões cabeludas que existem por aí, virou apenas uma palavrinha das mais inofensivas. Temos inclusive muita "bosta" que dá nome a certos insetos, pássaros e outras coisitas mais.

Existe o besouro “rola-bosta”, ou escaravelho, que se alimenta de fezes e que a fêmea, na época da reprodução, prepara bolinhas de esterco de animais, abre um buraco no solo e põe seus ovos sobre a bolinha de fezes. Tem também o pássaro vira-bosta, conhecido também por azulego, maria-preta, chupim, cujo hábito é fuçar nas fezes do gado à procura de sementes e insetos. É um verdadeiro parasita, que bota os ovos no ninho de outras aves para que elas criem seus filhotes.

Como é grande o número de mineiros aqui no Recanto, o que vou escrever agora talvez não seja nenhuma novidade. Para mim é! É uma brincadeira denominada "Pau de Bosta", uma simulação de briga em que um dos contendores, segurando um pedaço de pau untado de fezes na ponta, simula ataque ao colega. O "desarmado" fala que se o adversário soltar o pau eles vão se pegar de verdade. O adversário pede a um dos curiosos que estão na "platéia" que segure o pau para poder rolar a briga. A pessoa pega o pau e o danado puxa, deixando a mão do infeliz carregada de fezes. Sacanagem, não?

E na música da Rita Lee "Tudo Vira Bosta":

O ovo frito, o caviar e o cozido

A buchada e o cabrito

O cinzento e o colorido

A ditadura e o oprimido

O prometido e o não cumprido

E o programa do partido

Tudo vira bosta

E tem o Big Bosta Brasil!

Giustina
Enviado por Giustina em 19/02/2012
Reeditado em 12/08/2014
Código do texto: T3508835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.