A FOGUEIRA DAS VAIDADES

Todos nós precisamos do outro para encontrar a verdade, para sobreviver, para discutir, trocar idéias e até para brigar e fazer inimigos ou no auge disso tudo o melhor, fazer amigos. Aquele que tem uma carga maior de experiência de vida e soube enriquecer seus conhecimentos, levanta as âncoras e navega no mar da sabedoria assumindo a postura e a transparência do livre pensador e, certamente atrairá simpatizantes e exercerá uma liderança mesmo que sob a regência de pequenas ironias, como por exemplo: “OK, você venceu”. No calor das discussões é normal o enfrentamento ideológico ou de ordem moral, até mesmo daqueles que defendem a postura politicamente correta. Alguns conceitos sobre moda, por exemplo, partindo de um profissional de vendas, ou mesmo de um consumidor, podem não agradar ao estilista que sobrevive disso e aprecia o fogo cruzado das criticas, com holofotes, e muita ação cinematográfica como mostrou muito bem a novela TI-TI-TI.

O que seria da humanidade se não fosse o antagonismo. É possível que nada tivesse sido construído ao longo do tempo e de certa forma seria interessante uma reflexão sobre o que realmente o Nelson Rodrigues quis dizer com aquela frase cuja autoria lhe foi atribuída: “¨Toda unanimidade, é burra”. Pode ser e pode não ser, depende da mesma forma que quando desabafou Ruy Barbosa, quando teria dito "Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência." – Muito lógico imaginar também que essa frase teria sido esculpida no calor da convivência com os prósperos agricultores de café e cacau, naquele tempo e hoje, muito provavelmente nosso saudoso Ministro e Diplomata teria que se debater com outros tipos de anomalias ou fisiologismos como por exemplo, a grande farsa das lideranças partidárias no congresso e no senado.

A verdade não está "escrita" e encerrada em um livro só ou numa opinião conservadora ou acanhada. A verdade está na sua busca pessoal, em suas investigações em suas múltiplas leituras, buscando sempre comparar idéias e conferir conceitos. E no final das contas, ela finalmente é consumada por fatos e por uma gratificante sensação pessoal de que um conceito foi formado.

A vaidade é o expoente máximo ou no mínimo uma aliada competente daqueles que buscam o sucesso e um atalho sensato para se ter certezas. E o talento e a criatividade surgem como resultado direto dessa comunhão que provoca a efervescência, muitas vezes rejeitada por amigos ignorantes e que se sentem diminuídos. E assim temos duas irmãs gêmeas em conflito. A vaidade (uma boa qualidade) e a inveja (a arma dos fracos e covardes). Essas duas linhas conflitantes podem estar num mesmo grupo e você somente percebe quando cai "aquela gotinha d água" que faltava.

Há os que condenam essa fogueira ardente dentro de nós, mas ela está inegavelmente presente em todas as nossas atitudes. A vaidade é a companheira do ser humano, ela inspira o talento, ela define a beleza padrão, ela o tira do anonimato, ela rege comportamentos comerciais, ela inspira os mais competentes publicitários, ela contamina o mais frio e profissional vendedor, ela torna o político mais eloqüente, ela dá mais brilho aos olhos, do cantor, do ator, do namorado, da namorada, que ama que tem paixão pela vida, do líder autêntico. Ela nos torna confiantes para a prática de todos os códigos de ética conhecidos.

Ela redobra as forças do professor (a) na sala de aula. Ela é o resultado direto daquele comportamento que determina que você ande de cabeça erguida e está diretamente ligada à consciência limpa e tem o mesmo peso em qualquer idade.

Mas ela sem dúvida, quando muito saliente e exuberante, fabrica a inveja e assim, ela incomoda e passa a ser uma espécie de íngua. Se o invejoso for uma pessoa mais bem sucedida, ou tanto quanto, ele vai iniciar uma série de atritos com você, jogando piadinhas, ironizando suas decisões, interferindo em sua maneira de viver e ele vai fazer isso porque é a única arma que ele tem contra você. O médico dele é o melhor, o dentista também, o shampoo anti-caspa foi ministrado pelo melhor dermatologista do Brasil, a academia que ele freqüenta é a mesma do Bruno e Marrone e as calças Jeans que ele tem foram compradas em Nova York, mesmo que de fato ele as tenha comprado aqui por perto mesmo em Jaraguá, 120 kms de Goiânia. Se ele for mais bem sucedido financeiramente ou economicamente, a coisa pode ficar pior. Nesse ponto, é melhor você descartar esse convívio, pois será uma disputa desigual, pois o ignorante bate abaixo da linha de cintura, como se usa dizer por aí. Mas se ele souber escrever melhor que você, não se importe, sua inteligência e astúcia podem sobrepujá-lo com a vantagem de que o invejoso sempre tem muitos pontos fracos, pois pessoas dominadas pelo ódio se tornam presas fáceis e mesmo que seja freqüentador de buteco de esquina na terrinha, vai aterrorizar alguns de forma torpe e anônima, dizendo que é jornalista em Londres ou no Iraque.

A vaidade portanto, é a mais autentica das loucuras humanas, sendo a única fonte inspiradora de todos nós, visando satisfação intima e plena.Ela é o grito do silêncio. É uma manifestação quase anárquica do ego. Ela é o ponto de ligação, ao mesmo tempo em que se interpõe entre a formalidade e a liberdade da conduta humana. Ela pode estar presente até numa festa de aniversário, ou numa confraria, ou reunião de amigos, ou num simples cartão de visitas, onde o titular da sociedade de cotas por responsabilidade ltda, vai se intitular Diretor financeiro, por exemplo, e daí?.

Ela elimina a dependência, ela ajuda na convicção. E com absoluta certeza elimina o divã do psicanalista, aquele que sempre chega na sua vida dizendo que você está cheio de coisas mal resolvidas (e quem não as tem).Uma vez consolidada, incorporada e bem dosada e bem administrada ela servirá aos propósitos do crescimento daquele que a possui. Ela servirá para que o sucesso seja alcançado. Ela será sempre o ego do individuo se auto-ajustando ao ambiente em que está. E então você não precisará de Paulo Coelho ou Lair Ribeiro e certamente não precisará marcar a consulta com o psicólogo (rs) e por tabela está livre da figura com autoridade para receitas de remédios com tarja preta.

Prefiro muito mais ser vaidoso a me tornar um submisso por conveniências. Prefiro defender meus princípios e correr o risco de ser rejeitado como um didático e antipático. Prefiro perder Amigos a ter que abrir mão dos conceitos e idéias que construí e ao longo de minha vida e que serviram de base para minha conduta e meu caráter e assim, considero a vaidade, o portal de entrada para alguns problemas crônicos que regem o comportamento humano, como o autoflagelo e exatamente nesse ponto, ela pode se transformar em inveja, ou seja, a mistura da ignorância plena com o pedantismo.

Para que invocar essa transitoriedade explicita dolorida, que muitas vezes chamamos de amigos ou mestres e que passa de mão em mão? Porque não invocar a pureza das verdades, que sempre nasce do fogo da paixão dessa virtude?

Sem a maldita vaidade, morremos aos poucos. Envelhecemos antes do tempo certo, e o pior de tudo, cedemos espaço para aqueles (amigos e mestres) que querem o nosso domínio. E se permitirmos, eles tomam conta de nossos filhos e de nossa família, querem nos ensinar a trabalhar e como tratar os nossos filhos. Os mais jovens, principalmente, costumam usar estratégias com adjetivos pejorativos, como “ta ficando véi”, mas na verdade muitos deles usam escandalosamente as nossas sombras e se espelham em nossas atitudes.

A vaidade portanto, pode ser uma arma mortal contra os falsos amigos e todos eles, de mansinho, mesmo que leve muitos anos, chegam com suas espadas, com seus livros sagrados, com as suas arrogâncias, com ou sem imagens, tentando impô-las como verdades. E verdade seja dita, amigos falsos passam, como passam os jogadores de futebol. – Muito rápido.

Você quer ser vaidoso? cuide-se, seja disciplinado, mire-se no espelho e dimensione claramente seus objetivos e não perca tempo com pessoas que vivem querendo lhe ensinar aquilo que você sabe ou pode saber tanto quanto, ou muito mais do que eles.Tendo certeza disso, dispense-os. Amigos de verdade, são aqueles que admiram você e que não ironizam sua presença e nem suas crenças ou descrenças e principalmente não realçam suas perdas naturais com o decorrer dos anos. Amigos de verdade são aqueles que lhe oferecem apoio incondicional, mesmo sabendo que ninguém é perfeito. Amigos de verdade, são aqueles que sabem que tudo na vida tem um tempo certo.

Em 2012, dispense os amigos invejosos e faça novos amigos.

Luiz Bento (Mostradanus)
Enviado por Luiz Bento (Mostradanus) em 19/02/2012
Código do texto: T3508579
Classificação de conteúdo: seguro