Quartel de Insônias.

Estávamos aquartelados. Ninguém podia sair. Imagine centenas de homens jovens presos num espaco pequeno que era Quartel de Pindamonhangaba-2o.BEC. Prisão total!!!....Muitos organizavam lutas de boxe,com luvas e regras. Era muito violento e o sangue jorrava... O Comando permitia para aliviar a tensão Dia e noite juntos por tantos dias era um sufoco. Um soldado de uma Cia. tocava violão. Era o Socó. Negro batuta. Eu era de outra Cia. das 3 que compunham o Batalhão. Nós ficávamos num canto,escondidos,violão à mão e uma garrafa de cachaca da *Boa*. Às escondidas,é claro! E cantávamos-*Dia de luz,festa do sol...*,*Rio que mora no mar...*,*Moca flor,é mais flor...*,*Só me lembro muito vagamente...* e ele tocava um violão danado...e eu tentando cantar.À certa altura,o violão não tocava mais,nem a voz saía...era cachaca! Cama direto! No dia seguinte a mesma rotina.Ninguém conseguia mais se entreolhar.era muito tempo juntos,sem uma direcão definida.Oficiais,sargentos,cabos e soldados se estranhavam.Havia um caos no ar! Aos sábados e domingos piorava a coisa. Ninguém aguentava mais...Havia um *cassino* dos cabos e soldados. Não sei porque me colocaram para tomar conta dos doces,refrigerantes,sanduiches e outros que-tais. Meu Deus! Nunca comi tanto chocolate em minha vida! Aquele com côco,então.... Toda essa balbúrdia na caserna foi fruto do terror imposto pela Ditadura. Eles não sabiam o que fazer com o Diabo que criaram. Nós,soldados,só esperávamos o momento da *baixa* após 9 meses. Que nada!!! Não haveria *baixas* !!! A corda sempre rói para os mais fracos. Aí comecaram a dar folgas de 3 dias...uma semana...até 15 dias! Virou o Samba do Crioulo Doido...e nós juntos.. Minha baixa só aconteceu após 11 meses,24 dias e 6 horas,em Junho de 1964. Adeus,Quartel !!!................

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 18/02/2012
Código do texto: T3505760