LUCAS

Como podemos definir a vida? Através das coencidências? Através da sorte ou do azar?

Spinoza já dizia: "somos criaturas das circunstâncias,produto do nosso destino".

O homem é fruto do sistema social onde nasce, cabe a ele modifica-lo ou não a depender das condições conjunturais. Já dizia Marx.

"Para o existencialismo, a liberdade é a capacidade do indivíduo de decidir sobre sua vida escolhendo-a e por ela se responsabilizando. Essa liberdade,entretanto, não é absoluta, já que o que o homem vive uma existência concreta, situada no tempo e no espaço, portanto,condicionada, limitada pela sociedade com suas regras e convenções, ás quais seus integrantes têm de submeter.

Lucas, não sei em que teoria você pertece,mas só sei é que você não poderia estar naquele momento desenhadodo seu papel, no batente da sua casa.Será que você escolheu ou te mandaram ficar á frente de sua porta para se distrair? Sair um pouco dos cômodos apertados que geralmente tão característicos das casas em cujas as cidades já estão com uma densidade populacional muito grande.

Pobre Lucas, pobre povo que nem o direito de ficar a frente de sua casa tem mais, pois a qualquer momento pode estar na mira da polícia ou de traficantes.

A guerra de tráfico ceifou a vida de Lucas aos quatro ano de idade. Criança pobre moradora num dos morros do Rio de Janeiro.

Não tem importância, só foi mais um ser sem conta bancária, sem influência do poder constituído, enfim, foi apenas um Zé Ninguém que a polícia termo fim.

Lucas não deixou pais ricos ou qualquer sobra que lembre a influência dos mandarins

Ele só deixou apenas a certeza para nós que nos sensibilizamos com mortes estupidas como a de Lucas.De que o ser humano despossuido de bens materiais tornou-se apenas um escárnio no sistema capitalista no qual vivemos.

Lucas não existe mais, assim como outros Lucas perecem sem que ninguém, a não ser seus familiares e poucos amigos.

inclemente
Enviado por inclemente em 17/02/2012
Código do texto: T3504900