ADÃO CONHECEU O CIÚMES?

Dizem que "feliz foi Adão que não teve sogra". Isso me sugere outra constatação: Adão foi feliz, também, porque não conheceu o ciúme. O fato de serem somente os dois no "paraíso" era praticamente uma garantia que, com certeza, tranquilizava a ambos. A não ser que já existisse, no cerne do coração humano, esse sentimento em estado latente. Algo do DNA. Nesse caso Adão teria ciúmes de quem? Talvez melhor perguntar do que, uma vez que mais alguém por lá não existia. Pelo menos humano. Sempre havia a serpente que não era boba... E os macacos, esses animais tão próximos da aparência humana.

Seja como for, não se sabe se Eva era bonita, faceira, sensual a ponto de tirar o sono do Adão. Poderia, quem sabe, ser peluda como as macacas e, como ainda não haviam inventado a Gillete, nem a depilação à cera, os pelos voavam livres, leves e soltos permanentemente. Mas, se assim foi, Adão também não seria nenhum Mister Universo, embora fosse o único espécime humano masculino a dominar o Jardim do Éden. Portanto feliz foi também a Eva que, certamente, não tinha ciúmes de um ser que mais parecia um cobertor ambulante. A não ser que o confundisse, no silêncio da noite, com um macaco e, nesse caso, pode ter havido traição. Involuntária pela dificuldade de distinguir, no meio de todos aqueles pelos, o parceiro na escuridão. Mas, mesmo por um engano de tato, seria uma traição. Se Adão descobriu deve ter abatido muitos macacos à pauladas. E daí, com certeza, o homem moderno herdou o costume bárbaro de matar a mulher por ciúmes...

Giustina
Enviado por Giustina em 17/02/2012
Reeditado em 12/08/2014
Código do texto: T3503805
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.