Toda Hora É Hora

Volta As Aulas.

“Vamos pra escola, toda hora é hora, lá se aprende a viver”.

É letra da musica de abertura da Escolinha do Professor Raimundo, não sei quem são os autores. Eu cantarolava essa musica em duo com minha filha dentro do carro indo para a escola Santo Antônio na Pavuna. Camiseta regata branca detalhe em vermelho, bermuda ou saiote vermelhos, lancheira da Xuxa, material escolar. Parece que foi hoje de manhã.

As crianças estão de volta as aulas para mais, quase, um ano letivo entre feriados e greves. Muitas dessas crianças estão indo pela primeira vez para a escola. Tudo é novo e tão velho ao mesmo tempo. Os pais levando seu pimpolho para escola no seu primeiro dia de aula. Pimpolhos berram pais choram. O pimpolho não quer ficar, os pais não querem que ele fique, mas sabem que tem que ficar. A “tia” com sorriso de propaganda de creme dental segura na mão da criança e diz aos pais de primeira viagem que tudo vai ficar bem. Tudo tão velho e tão novo, tão saudoso.

Mãe e eu pai na porta da primeira escola de nossa filha, outra escola, não consigo lembrar o nome. Lá na Pavuna também, talvez Escola Mercúrio não lembro com certeza. Mas lembro da nossa preocupação naquele dia. Será que ela vai ficar bem, será bem cuidada, vai chorar? A porta da escola abriu as crianças veteranas entram e os pais e filhos calouros ficaram agarradinhos olhando para a “tia”.

A “tia” com refrescante sensação de bem estar nos lábios desejou bom dia a todos, fez uma preleção que eu não lembro uma única palavra enquanto a mãe de nossa filha dava retoques nas tranças dos cabelos e uniforme de nossa filha. (mãe é tudo igual).

Hora das crianças entrarem pela primeira vez na escola, nossa filha segura na mão oferecida por outra “tia” e vai. Lá dentro ela olha para trás coloca a mãozinha na boca e manda beijos para dois chorões lá fora. Ela sorria o sorriso mais lindo do mundo, o sorriso do nosso filho. Em meio a tantos chorões do lado de fora eu sei que o beijo foi para a mãe e para mim.
Parece que foi hoje de manhã.

“vamos pra escola, toda hora é hora, lá se aprende a viver”.
É bonito pra caramba ver as ruas coloridas com os uniformes escolares.

Mas eu sinto falta dos antigos uniformes dos tempos de antigamente nas escolas públicas. Camisa branca, bermuda azul marinho, meias brancas, sapato preto para meninos. Camisa branca, saia plissada azul marinho, meias brancas, sapato boneca para as meninas. Uniforme em escola pública não existe mais, é uma zona, cada um veste ou não veste o que quiser.

Muitos anos antes de nossa menina nascer eu gostava muito de ver as saias plissadamente curtas das meninas do Instituto De educação. Era bão...parece que foi hoje de manhã.

Com ou sem saias curtas, com ou sem uniformes, toda hora é hora de estudar. Quem estuda não faz isso pela "tia" pela mãe ou pelo pai. Quem estuda se faz. Quem não estuda vai chorar muito mais que naquele primeiro dia de aula.




Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 15/02/2012
Reeditado em 17/02/2012
Código do texto: T3500570
Classificação de conteúdo: seguro