Neve no campo de futebol

 

 

Outro dia a Lenapena falou que ficou apreciando do janelão envidraçado a neve caindo sobre Nova York. No momento em que eu lia seu texto, podia ver através da porta do terraço a chuva caindo sobre o jardim. Tanto uma cena como outra tem seus encantos, embora a neve leve vantagem. Pelo menos visual, principalmente para nós que não estamos acostumados a vê-la. Agora há pouco meu marido, que está assistindo futebol, me chamou para olhar: neve nas beiradas do campo no estádio de Toulouse. O que não é normal naquela cidade ao sul da França. Certa vez passei três semanas por lá fazendo um estágio. Era verão, o calor estava forte e por isso mesmo achei gostoso. As aulas começavam cedo e eu não tinha problemas para acordar. Ia caminhando para a escola e no fim do dia me reunia com os colegas para tomar cerveja e bater papo em algum lugar. Com luz do sol, pois só escurecia lá pelas dez da noite.

 

Toulouse é muito antiga, do tempo dos romanos. Depois, com a invasão dos visigodos tornou-se a capital do império deles, o Reino de Tolosa e só em 1271 passou para o domínio do rei da França. Cortada pelo rio Garonne, é uma cidade muito bonita e diferente. Suas imponentes igrejas, conventos e palácios, foram construídos em tijolos aparentes, por isso é conhecida como a ‘cidade rosa’. Ela sempre foi considerada a Porta do Mediterrâneo, por causa da localização geográfica, do clima e de sua cultura.

 

O sotaque das pessoas de lá é diferente dos parisienses, eles falam de modo mais aberto, por isso estão sempre a caçoar um do outro. Se nós brasileiros aprendêssemos a falar francês com eles, seria bem mais fácil...

 

Vejam só. Em Paris se fala “venha amanhã de manhã” (mais ou menos) assim: Viã demã matã

 

Em Toulouse: Viéin deméin matéin

 

Até eu achava engraçado.

 

IMAGEM GOOGLE: CIDADE DE TOULOUSE