Atendendo a um pedido.

Já escrevi numa crônica que gosto de figuras de estilo. As figuras de estilo enfeitam um texto como jóias enfeitam alguém. Uma pessoa bonita pode realçar sua beleza usando uma bela jóia.

Assim também são os textos bem escritos, pincelados com algumas figuras de estilo se tornam mais ricos.

Estou escrevendo sobre figuras de estilo atendendo a um pedido da amiga Maria Olímpia.

Figuras de estilo são também chamadas de figuras de linguagem. para minha crônica ficar menos longa, vou comentar somente as figuras de estilo: Metáfora, antítese, prosopopéia ou personificação, aliteração.

A metáfora, a meu ver, é a mais usada em textos literários desde as primeiras cantigas de amor e de amigo do período do Trovadorismo até o período da literatura contemporânea.

A metáfora consiste em comparar duas idéias mentalmente e escrevê-la sem usar as palavras que usamos para escrever uma comparação. Por exemplo : Meu pensamento é um rio subterrâneo(Fernando Pessoa). Se Fernando Pessoa escrevesse: Meu pensamento é como um rio subterrâneo. A figura de estilo seria Comparação.

Antitese é uma figura de estilo que foi muito usada no período literário Barroco, mas também é usada nos outros períodos literários. Antítese é uma figura de estilo que consiste em usar idéia oposta numa frase ou verso. Exemplo: Tristeza não tem fim\ felicidade sim (Tom Jobim)

Essa figura de estilo foi aquela que muitos de meus alunos aprenderam.

Prosopopéia ou personificação consiste em atribuir qualidades e ações próprias de seres humanos a outros seres. Exemplo: Onda nervosa e atroz, onda nervosa(Cruz e Sousa).A lua brinca de esconder(recantista, Rangel Alves da Costa).

Aliteração: figura muito usada pelos poetas Simbolistas. Consiste em repetir uma mesma letra no início ou no interior do verso.Exemplo: Vozes veladas, veludosas vozes,( Cruz e Sousa).

Há muitas outras figuras de estilo. Escrevi só sobre estas, mas se consultarem o Google Vocês ficarão com todas as definições e boas explicações do assunto.