QUEM É O MESTRE?

Quem é o mestre? Aquele que fica pelos ensinamentos, pela memória do que foi ensinado, e não é esquecido.

Ninguém mais do que Jesus de Nazaré é mestre, o conhecido pela história como o crucificado no Gólgota, onde só criminosos da mais hedionda postura eram apenados com a crucificação, ali ficando expostos. Só sobravam os crâneos, o mais duro dos ossos, os cães comiam os restos, todos.

Os movimentos que melhoraram o mundo, sem exceção, fundaram-se nos princípios por Ele deixados. A abolição das escravidões, a conquista dos direitos civis, todo o iluminismo calcado na revolução de valores de alcance da dignidade, como a revolução francesa, marco iconográfico, embora precedida pela americana.

Quem mais ensinou ORALMENTE, nada escrevendo, e ficando para todo o sempre em milhares de questões que movimentam toda a literatura? Ninguém!!!

Isso não basta para calar a estupidez de não se colocar em prática os únicos ensinamentos que trariam harmonia para a sociedade dos homens. Continuam os “mestres” do nada, os pregoeiros do desaviso e da impropriedade a mandarem no desmando implantado.

Será que não percebem que todos precisam de todos, e o todo é feito de partes, e o todo sem a igualação em dignidade da parte apodrece como a maçã deteriorada estraga todas as outras do mesmo cesto? É o que vem acontecendo...extinguem-se os valores por Ele ensinados.

Os estragos palmilhados pela humanidade, saciada em ódio e egoísmo, estão contados pela história, mas a leviandade continua seus passos contaminados, espancados os humanos por todos os ismos; hitlerismo, comunismo, fascismo, castrismo, terrorismo de todos os tons, islamismo, fanatismo de “religiosos”, consumismo, capitalismo selvagem, enfim, egoísmo, e todos os fundamentalismos que desconhecem direitos e buscam dominação das pessoas e gentes, alargamento de fronteiras como na Terra Santa e todos os movimentos e posturas que ao fim do cabo nada harmonizam, só geram enfrentamentos, desgraças, ausência de dignidade, direito de todos, e mortes precoces.

Cristo sem escrever uma só palavra ensinou o caminho recusado, é por isso que o mundo se encontra em tanta desordem. Só há um mestre, que dividiu o calendário gregoriano, um dia isso será entendido.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 09/02/2012
Código do texto: T3489622
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.