A mãe de Alfredo pode ser parecida com a sua

Alfredo estava injuriado dias antes do seu casamento. Parece que ele tinha brigado com sua mãe nesse período e, como sempre, sentia uma mistura de irritação e rancor. Contava para todos:

- Amigos, é natural. Todo mundo que briga com a mãe sente isso.

- Mas por que todas as desavenças?

Alfredo explicou coisas que toda mãe tem um pouco. Principalmente no caso em que filhos mais velhos como eu convivem com suas criativas e doces mães. Tão doces que, no exagero de suas preocupações, tornam-se açucaradas demais.

- E o que tem as mães Alfredo?

- As mães? Permita-me compará-las a um computador. Elas têm vários dispositivos. São eles:

Memória ROM: A memória ROM das mães registrou tudo que você fez. Não se iluda. Ela registrou sua infância inteira e o pior é que o programa que atualiza essa infância para que ela entenda que você é um adulto sempre tem problema. Por isso ela continuará eternamente dizendo: filha/filho não sai na chuva, não toma coisa gelada, não esquece o casaco, não esquece o guarda-chuva, essa pessoa que você vai sair é de confiança?

Na memória a longo prazo sua mãe registra você como uma pessoa dependente a vida inteira e seus conselhos não vão deixar de aparecer, inclusive aqueles relacionados aos seus relacionamentos, a compra da sua casa, seu carro novo e a escolha dos seus namorados e namoradas.

Memória RAM: a memória RAM da sua mãe não registra que ela já falou e que você entendeu. Dessa forma, ela pode repetir a mesma pergunta ou orientação várias vezes. Algo assim pode acontecer. Você esta montando uma mesa de vidro e ela comenta: cuidado com o vidro, cuidado que ele é frágil, cuidado para não escorregar, olha bem para não bater, melhor fazer assim para o vidro não quebrar, melhor não arriscar, o vizinho quebrou o dele, não é melhor deixar? E você fica com vontade de mandar ela pra p...iscina!

A memória RAM é como a memória a curto prazo. Sua mãe ficará dizendo o tempo todo que você não lembra de nada. Isso porque você sempre pergunta para ela onde está isso ou aquilo, seu chinelo, a chave do carro, sua carteira ou os seus sapatos. Lógico, a chance dela saber onde está é enorme, mas ela sempre vai dizer: como você está esquecido (a)?

Junto com este dispositivo parece que no cérebro da sua mãe vai aparecer uma mensagem redundante: “deseja repetir seu comentário várias vezes?” e ela, com certeza, sempre irá escolher – sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim. Ao contrário, sua programação maternal pode está tão viciada que, no caso de um “não”, seu programa cerebral questionará: “tem certeza que você escolheu um “não” mesmo?” ou ainda “tem certeza que você é mãe?”

Principais ARQUIVOS:

- Pasta Religiosa: esta pasta ocupa quase 50% do seu HD cerebral. Nela contém: minhas imagens de santo, meus hinos religiosos, minhas orações. Na sub pasta “orações”, na mente de várias mães, estão lá: oração para proteger meus filhos de ladrões, oração para que eles arranjem uma boa ou bom esposo, oração para que sejam protegidos no trânsito, oração para que venham almoçar comigo todo domingo, oração para que não fiquem doente. Em caso de doenças seguiremos para a próxima pasta.

- Pasta de Receitas Caseiras: subpasta cerebral “Chás”: chá de poejo (indicações), chá de hortelã (indicações), chá de erva cidreira (indicações), chá de sabugueiro (indicações), chá de erva doce (indicações), chá de boldo (indicações). Subpasta “Outras receitas”: compressa quente (indicações), compressa gelada (indicações), compressa morna (indicações), compressa pelando (indicações).

- Pasta Supertições: na pasta “supertições”, na mente das nossas mães, estão maravilhas que, caso desejemos ignorá-las, ainda resistirá nossos receios infantis de sermos castigados porque não demos ouvido. O famoso dilema, “palavra de mãe é sagrada”, e mesmo que ela continue falando que manga com leite dá febre, você oscilará entre o desacato dos princípios e o medo de ficar com febre mesmo e morrer para pagar esse pecado. Ufa. Você acaba aprendendo metade das superstições que sua mãe tem para sua futura família e ai de alguém dizer o contrário. Tudo isso vai causar momentos de crise do tipo “tempestade em copo d’água”.

Dispositivos de Entrada e Saída de informação: sabe aquela sensação de que você já disse isso, quer dizer aquilo, ou mesmo, quer que ela compreenda suas razões, mas ela não te escuta. É verdade, a maioria das mães tem problemas com os dispositivos de entrada de informação. Elas querem mesmo é falar, falar, falar. Pode também usar outros meios de saída como: chorar, ficar preocupada, tomar remédios, ficar deprimida, contar para uma amiga, escrever uma carta ou, na pior das hipóteses, fazer uma promessa para algum santo ou pedir que você pare de tomar aquela cervejinha no final de semana no dia que ela for rezar o terço. Na verdade, nem importa muito quais os meios, ela quer mesmo que você viva muito e bem.

WEB CAM: Pasmem, como uma câmera, as mães observam tudo. Você está saindo e sabe aquele fiapo branco grudado na sua roupa que você nem sequer notou? Ela vai ver. Peraê, tem um fiapinho solto aqui. Ela vai puxá-lo, independente do lugar que ele esteja, seja no colarinho ou na área que você considera mais íntima. Mas, opa, área intima, como assim, intimidade e convivência com a mãe nem sempre caminham juntos, pois ela vai querer filmar quase tudo – a conversa com algum amigo que chegou na sua casa, o trabalho de faculdade que você está fazendo com suas amigas. No mínimo, todos irão dizer: como sua mãe é gente boa. E você sentirá imensa culpa por ter desejado algum tipo de privacidade antes de ter saído da casa dos seus pais. Sem falar que, caso ela tenha algum sinal de hipocondria, vai comentar tudo que tem com eles: meu estomago, minha pressão, meu colesterol, meu triglicerídeos, meu exame de vista, meu coração e por aí vai.

Antivírus: o antivírus das mães pode funcionar da seguinte forma: antes que ela conheça a procedência, o trabalho, a formação ou mesmo a família de alguém com quem você está andando, ela funcionará como um firewall que filtrará a presença de um a um dos seus amigos. Seu antivírus fornece uma mensagem do tipo: uma ameaça foi detectada e quem mais sofre, neste caso, são os pobres candidatos a noras ou genros da sua mãe que, antes de serem totalmente incorporados no seu HD, passarão por uma refinada avaliação de pastas, arquivos e principalmente do histórico.

Fonte de energia: não se iluda. Você será eternamente responsável pela energia da sua mãe. A energia está ligada a felicidade e a felicidade de uma mãe está, intimamente, ligada a felicidade dos filhos, assim como o monitor ao CPU. Ela realmente vai pensar isso, mas você deve, imediatamente, se livrar disso e acreditar que você não é responsável pela felicidade da sua mãe. Caso contrário, anulará sua vida por não cortar o cordão umbilical, como aquelas moças e moços que passam dos 40 anos, não saem de casa e nunca dão um upgrade na vida, desenvolvendo graves problemas nos dispositivos sociais de entrada.

SPAMS: sabe aquelas mensagens exageradas, sem sentido, sem necessidade e sem limites. Pois é, as mães têm milhares dessas como: já chegou filho? Aonde você vai? Vai dormir em casa? E ainda, as que mais odeio, quer que eu frite uma bife para você?

CHIPSET: o conjunto de circuitos integrados no cérebro das mães tendem a realizar o controle geral da sua vida. Eu disse “geral”. Não se iludam com o parcial ou com tendências sutis que disfarçam esses controles. As mães podem controlar quase tudo através dessa tendência global: sua saúde, seu dinheiro, seu estilo, suas roupas, suas amizades, suas namoradas, namorados, seus passeios, festas, viagens, a criação de seus filhos, enfim, podem disfarçar, mas na verdade, gostariam de saber tudo que você está fazendo para dizerem o que tem que fazer. As mães podem achar que ensinaram você a ser um adulto responsável, porém tem uma eterna dúvida se você aprendeu isso mesmo.

- Alfredo, você não está exagerando?

- Talvez, mas muitas vezes, acho que o problema principal não está em nenhum desses dispositivos.

- Como assim?

- Não verdade, o tempo tem grande relevância em tudo que falei. Não seria então, uma questão disso ou daquilo, do funcionamento de nada e sim de temporalidade. Sabe como é. O filho que não envelhece perto da mãe não vai reconhecer os detalhes desse processo e, então, pode se livrar de metade deles.

- Então você tá querendo dizer que isso tem a ver com filhos que não saem de casa?

- Sim. Mas os que casaram cedo também não estão salvos.

- Não estão.

- Pelo menos, no começo não. Pois filhos que saem cedo de casa também tem um probleminha básico.

- Ah é.

- Infelizmente, o controle, a repetição, o cuidado exagerado, os mimos, as cobranças e limites podem ser procurados na primeira esposa ou no primeiro relaciomento.

- Bem, então, quero um computador usado.

- Olha. É melhor um computador usado, “alguém que já casou a primeira vez com a mãe ou com o pai ideal” do que sair compensando a falta da mãe em alguma pessoa que você encontrou novinha por aí.

- Bem, então, esse não é seu primeiro casamento?

- Ah não. Foram vários. Apesar da minha mãe está organizando toda a festa, ter escolhido quase tudo ela não escolheu nenhuma das minhas noivas. Por isso brigamos.

Esse texto é fictício e trata-se de uma homenagem divertida sobre nossas mães, principalmente, de filhos com mais de 30 anos. Qualquer semelhança será apenas coincidência, pois apesar de parecer um levantamento de problemáticas – tudo isso se resume ao grande amor que elas têm por nós filhos.

Fábio Alvino
Enviado por Fábio Alvino em 09/02/2012
Reeditado em 11/04/2012
Código do texto: T3489422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.