Prosseguir com Esperança

É possível ter esperança em todas as fases da vida?

Perguntando a um idoso(fiz com minha sogra,91 anos)em que consistem as suas próprias esperanças, poderá nos responder que quer apenas um pouco mais de saúde,um pouco mais de tranquilidade para si e para seus caros.Se perguntarmos a uma mãe ou pai de família,em geral,vai direcionar a resposta para as melhores expectativas a respeito dos seus filhos(eu também testei comigo).Mas,se formos perguntar aos filhos,estes nem sempre compreenderão a pergunta.Perguntei a Francesco(6 anos e meio) e a Chiara(quase 4 anos) e eles sorriram,continuando a brincar com as suas fantasias de Carnaval.Pelo momento melhor assim,pensei ...

Mas,não estranhemos se encontrarmos jovens que esperam por uma vida melhor a fim de realizar os seus sonhos e aspirações e que se empenham para conseguir.Creio nas mudanças,isto é, nem todo mundo sonha em ser jogador de futebol,super top model ou personagem famoso através de um 'reality show'.Pessoalmente nada contra os que perseguem esse objetivo,nem sempre,quase sempre inatingível sem uma poderosa 'recomendação'!

Um trabalho,estar junto das pessoas queridas,construir uma família são também desejos dos jovens modernos segundo recentes pesquisas sociológicas na Europa.Mas, desde pequenos nossos filhos precisam ser ensinados que para realizar sonhos e obter o que se quer é preciso também fazer sacrifícios.Nada vem de graça e,quando não se nasce em berço de ouro é muito mais difícil!

É por isso que alguns não compreenderão a pergunta inicial sobre esperança.Corre-se o risco de se imaginar um futuro(princípio motor da esperança) bloqueado,ressequido.Tentando dar explicação ao pensamento para que possamos bem entendê-lo:é uma reação à idéia de que o futuro vai ser pior do que o presente(pessimismo difundido mais do que nunca em todos os meios de comunicação e pior,também de instrução).Então,por medo há quem se feche em si mesmo,há quem vive apenas o momento,o instante.E não é desse jeito que se comportam muitos jovens hoje?Aproveitam o momento sem pensar nas consequências do depois.Vemos tantos filmes,novelas, que dão esse referencial que para um adolescente se torna o modelo a ser seguido.Como se não bastasse o uso das novas tecnologias que facilitam muito mais esse contato aparentemente aproximado entre diferentes realidades de vida.Há uma idéia distorcida de que todas as coisas podem ser feitas aqui e agora e depois jogadas fora.Assim,quanto lixo vai se acumulando nas nossas vidas!

Ora, se o futuro dá medo, vamos pois nos trancar no presente.Renunciemos construir!Vamos deixar para lá o empenho,a não ser que este dê seus frutos imediatos...Sucesso,sucesso,sim eu quero ser famoso, ter sucesso!Outro dia lá pelo facebook(uso muito esta rede que te deixa famoso até sem querer) e ví no mural de um conhecido ser compartilhado um vídeo de uma jovem dirigindo embriagada e com altos indices de visualização.Seria este o tal sucesso imediato?

Não vamos generalizar nem banalizar os fatos e tragédias reais nas nossas relações com o nosso próximo.Olhos abertos, mente crítica,mas flexível nesse comunicar com o outro.

Retomemos o exemplo do idoso que espera tranquilidade para si e para os seus visto que a ele vem sempre dado cada vez menos pelo tempo que aparentemente lhe resta.Um adulto que procura construir cotidianamente também pensa da mesma forma,isto é,sendo consciente de que sem esperança,sem projeção no futuro,sem consolidação do futuro no passado,não é possível obter nada.

Precisamos ensinar tudo isso aos nossos filhos.Devemos ensiná-los a saber esperar ,ou seja, a assumir a responsabilidade do próprio futuro,a experimentar a possibilidade de construí-lo, porque nem sempre mamãe e papai poderão acudir ou segurar a mão deles!Significando em primeiro lugar a liberdade de cada um poder se realizar como indivíduo,como pessoa.Para isso são necessários alguns passos simples,por exemplo,não desesperar diante dos obstáculos pois o desespero só traz a sensação de impotência.Descobrindo o verdadeiro sentido do presente não se goza apenas o momento,mas aquilo que o fecunda.

Finalmente,precisamos ajudar o presente a desabrochar no futuro,realizando em tal modo a nós mesmos como também contribuindo para o crescimento do próximo.Não basta dizer eu sou ou estou realizado(a),.mas é preciso ajudar o semelhante.Vamos dar um passo adiante e contra a inveja,a competição acirrada que geram somente conflitos.Isto sim é esperança concreta!

Bergilde
Enviado por Bergilde em 09/02/2012
Código do texto: T3488646
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.