Hoje meus olhos marejaram diversas vezes. Agora mesmo, enquanto escrevo esta crônica, não poso evitar umedecê-los. De manhã, descendo para o trabalho, cantarolava dentro do ônibus as canções deste fantástico nome da mpb. E me emocionei deveras. Temos vivido uma brutal carência de ídolos, ídolos de verdade, aqueles que só a morte afasta de nós. E não raro, sequer a morte empana os seus nomes e suas obras.

Wando é um desses gênios. Deixou canções lindas, letras magistrais que vão perpetuar enquanto houver romantismo. Falando em romantismo é exatamente a falta desse ingrediente o que está ocorrendo em nossa modernidade. Dificilmente surge no cenário musical obras que vão marcar gerações como as que de Wando e de alguns outros nomes marcaram. Não sei se posso chamar de música o que certos “cantores e compositores” fazem; puro lixo mercadológico para vender e desaparecer da boca do povo; só mesmo da boca porque nos corações passam muito, mas muito longe.

É deprimente o que estão fazendo com a nossa música. As gravadores agora caem em cima de um único nome, geralmente bonitinho, que faz as adolescentes chorarem de tesão e dois ou três anos depois ninguém mais ouve falar no “cantor”, muito menos em suas “músicas”. Onde foi parar aquele romantismo que nos fazia apaixonados pela namorada que mal acabáramos de conhecer só porque aquela melodia magnifica de um Wando embalava nossa conversa?

Wando está sendo velado nesse momento e eu estou baixando várias melodias suas pela Internet. E cada uma que ouço me faz emocionado e nostálgico. Por que isso acontece? Simplesmente porque não interessa aos seus fãs se ele rebola no palco ou se tem uma carinha bonitinha ou não. O que queremos é nos sentir tocados pelo romantismo de suas melodias caprichadas, com uma bela letra, com uma harmonia perfeita, com um ritmo suave; enfim, uma história dentro de uma música.

É doer o coração ouvir um Elton John declarar que vai parar de compor para se dedicar ao cinema porque suas músicas não cabem mais no mercado dos dias de hoje. É triste ouvir um Simply Red afirmar que suas músicas já não tem a mesma repercussão de antes e que, por isso vai se dedicar às composições que o público está exigindo. O que está acontecendo com gosto da juventude? Meu Deus!!

Em minhas aulas tenho que colocar músicas de agora para agradar aos meus alunos. Fiz uma votação e adivinha o vídeo mais votado entre os adolescentes? Rihanna, com uma “música” chamada We found Love. Eu que nunca tinha assistido ao tal vídeo fiquei perplexo quando o vi. Tem tudo pra desencaminhar que seja possível imaginar. Se não, vejamos: cenas de sexo, violência, bebida alcoólica, comprimidos de êxtase, roubo em supermercado, vômitos; isso para relacionar apenas algumas. Quem não me acredita pode baixar o vídeo. Sem contar no péssimo gosto da música, coisa blague e repetitiva, de incomodar os ouvidos. É isto que está fazendo sucesso.

Então quando se vai um Wando, a lacuna deixada é indescritível. Porque a gente não sabe aonde vai parar essa mesmice, essa falta doentia de criatividade. Seu eu pedir: Me dê cinco cantores da atualidade que tem, pela obra, condição de ficar no mercado por vinte ou trinta anos e deixar nome, como o fizeram Caetano Veloso, Djavan, Milton Nascimento, Agnaldo Timóteo, Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Betânia, Gal Gosta, Marina Lima, Sandra de Sá, Roberto Carlos, Wando e tantos outros que têm aquilo que chamo de verdadeiro talento. Vai ser muito difícil achar esses cinco.

Então é isso. Nunca estivemos tão carentes de reais valores como agora e, quando um se vai, diminui a nossa esperança. Não sei o que será dos meus filhos e dos filhos dos meus filhos. É uma situação alarmante. Mas temos que ter esperanças numa reviravolta. Tudo é possível. O homem não foi à Lua?




 
Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 09/02/2012
Reeditado em 09/02/2012
Código do texto: T3488336
Classificação de conteúdo: seguro