O manto da hipocrasia no Brasil: a questão dos direitos humanos

A recente desocupação do Pinheirinho fez aflorar uma faceta pouco conhecida do nosso país: os constantes casos de violações aos direitos humanos. É de comum acordo que o mito da Democracia Racial já caiu por terra, mas não é apenas a igualdade racial que inexiste na sociedade brasileira. Resta ainda um mito a ser derrubado: o da Democracia Social.

A bárbara desocupação não foi o primeiro e nem será o último vexame verde e amarelo perante a comunidade internacional. Apenas a nível continental, faz pouco mais de 1 ano que a Corte Interamericana de Direitos Humanos considerou o estado brasileiro responsável pelo desaparecimento de 62 pessoas na Guerrilha do Araguaia, na década de 70. A decisão da corte determina, entre outros pontos, que seja ministrado um curso de direitos humanos às Forças Armadas brasileiras. Aparentemente, não só tal determinação deve ser prontamente acatada como extendida aos membros do poder executivo, legislativo e principalmente aos nosso magistrados, que parecem desconhecer os preceitos e instrumentos mais básicos nos quais se baseia o sistema regional de direitos humanos interamericano.

Como país aspirante a membro permanente do Conselho de Segurança e que goza de enorme tradição nas relações internacionais, o Brasil deveria buscar a resolução tanto destes casos pontuais como de situações crônicas como a do trabalho escravo e do inchaço do sistema carcerário, para que estes não afetem a credibilidade brasileira no cenário internacional. Como um regime democrático, deveria solucioná-los apenas para cumprir seu papel de preservar a dignidade humana e os direitos fundamentais de seus cidadãos.

Este é o retrato do Brasil atual: uma nação sem guerras, sem tensões étnicas, mas que, corrompida pela corrupção e dominada pelos políticos inescrupulosos e pelas grandes corporações rebaixa sua população menos abastada a condições subumanas. O pior de tudo: encoberta por um pesado manto de paz e harmonia, esta situação esconde-se por tempo demais. Demora, contudo, que está com seus dias contados. O mundo já está abrindo os olhos para a realidade assustadora que se desenrola no Brasil. Resta saber quando o povo brasileiro, enfim, abrirá os seus.