Por Trás da cortina da Greve da Policia Militar Na Bahia
Por Trás da cortina da Greve da Policia Militar Na Bahia
O Brasil tem acompanhado, creio eu a crise acusada pelos tais PMs de Salvador,
a chegada da Força Nacional e os inevitáveis confrontos.
Os pseudo-policiais invadiram a assembléia legislativa e recusam-se a deixar o prédio público.
Que me desculpem os policias de verdade desta cidade de Salvador, para ater-me ao foco maior da história que tem seus desdobramentos também em outras cidades.
Não vou aqui entrar no mérito dos salários dos policiais pois com certeza já sabiam quanto iam receber quando ingressaram na corporação.
Agora mesmo abriu-se concurso para a PM e o que não falta são candidatos...
O que incomoda é a politicagem da mais baixa estatura que está por detrás dessa inação dos policiais no cumprimento de seu dever.
Colo aqui parte da mensagem recebida do amigo antonio Cássio que pode mais esclarecr sobre o assunto:
" Hoje, as manchetes dos jornais dão destaque a
greve da PM na Bahia. Fala-se em mortos, provocado uma onda de violência no
estado governado pelo PT. O governador da Bahia é Jaques Wagner (PT).
O presidente da Associação de Policiais e
Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), lider da greve é o soldado da Polícia Militar Marco Prisco Caldas Nascimento, ligado ao PSDB.
Coincidentemente, Prisco confirmou, ao site Terra que é filiado ao PSDB, após se candidatar a deputado pelo PTC em 2010.
Já se comenta que essa arruaça dos PMs em um estado governado pelo PT, está sendo promovida pelo PSDB, para ofuscar a barbárie da desocupação do Pinheirinho em São José dos Campos.
Quem é o tucano Marco Prisco
Dois anos depois de atuação na PM, Prisco foi um dos protagonistas da greve de 2001, ocasião em que a Polícia Militar suspendeu completamente as atividades reivindicando melhores condições de trabalho e melhores salários e causou pânico total em toda a capital baiana. Por conta da repercussão ocasionadas pelo episódio e pela tentativa de aquartelamento na sede do 8º BPM/São Joaquim, ele foi demitido em nove de janeiro de 2002 e, com a exoneração, iniciou uma campanha junto a outro membros da categoria para a readmissão.
Aproveitando a visibilidade que conquistou, foi candidato a deputado estadual pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), em 2010. Com discurso pró-melhorias da polícia militar, mas sem votação expressiva, ele foi derrotado nas urnas.
Apesar disso, deu continuidade a carreira política através do
Movimento Polícia Legal (MPL) e assumiu, mesmo estando afastado do quadro da PM, a presidência da Aspra-Ba. Atualmente, ele é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Além da atuação na Aspra, Prisco se envolveu em movimentos grevistas em outros estados da federação. Em Roraima, chegou a
participar da ocupação do prédio do Comando de Policiamento da Capital.
No relatório enviado pela PM da Bahia para a PM de Roraima, Prisco é tratado como um indisciplinado, ressaltando "que seus interesses são de cunho inteiramente pessoais e que o modus operandi é exatamente igual àquele que empregou quando de sua participação na greve promovida na Polícia Militar da Bahia".
Ainda naquele estado, foi acusado de cometer crime de falsidade
ideológica por ter se apresentado publicamente e diante das autoridades políticas como "deputado estadual baiano". Durante a greve em Roraima, chamou o chefe do executivo de "governador bundão" e de "incompetente".
Também foi responsável por participar de articular as mobilizações políticas da greve da Polícia Militar no Maranhão.
Com a tensão instaurada na ruas de Salvador e de cidades do interior, como Feira de Santana e Camaçari, a Força Nacional e o Exército começaram a desembarcar na capital baiana. (Essas informações estão aqui no siteIBahia)
Como se sabe, os políticos do PSDB acusam o PT de futuramente usar eleitoralmente o massacre promovido pelo prefeito e governador tucano --o prefeito da cidade é Eduardo Cury (PSDB). O governador que enviou mais de 3 mil políciais para despejar os sem teto é Geraldo Alckmin, também do PSDB.
PSDB quer ver sangue....para poder culpar o PT..... "
Retomando agora meu texto :
Não me parece coincidência, principalmente vindo de um partido que tem Serra e Alkiminn como duas de suas figuras mais destacadas, que a greve dê-se justo neste período para desviar o foco da atuação, como sempre truculenta, do PSDB em São Paulo quando se trata de atacar trabalhadores que lhes desobedeçam a vontade.
Geraldinho" picolé de chuchu" é especilalista nisso, basta lembrar a PM paulista avançando sobre professores desarmados e trocando tiros com a polícia civil do mesmo estado em greve, em pleno Hospital das Clínicas.
O discurso do tucanos é sempre o mesmo, o da legalidade, do cumprimento de ordens judiciais e tal.
No caso do pinheirinho os moradores disseram que foram impedidos pela policia de retirar seus pertences de dento de casa..
Seria muito bom que a tal revista (in)Veja, que tanto se orgulha de suas reportagens investigativas, levantasse a fundo a quem pertence o tal terreno no Pinheirinho e se existe alguma ligação com alguma figura do PSDB, já que a pressa na desocupação e o abuso do uso da força apontam, justamente nessa direção
No entanto, como a tal editora Abril parece ter o rabo mais do que preso com o PSDB, duvido que se dedique a isso, assim como não se dedicou aos escândalos de superfaturamento e desvio de verbas da construção do metrô paulistano e sua associação com uma empresa investigada internacionalmente por fraudes.
Voltando o foco para o problema baiano, os bons policiais que me perdoem, mas quem segue ordem de comando de colega expulso e baderneiro, ocupa o papel de bandido e vilão na história.
Ou os políciais envolvidos agem de absoluta má fé ou são néscios e incapazes de pensar por si mesmos, deixando-se manipular por arruaceiros e deixando a população refém e em risco de vida.
Quanto à Força Nacional, acho muito bonitinho que a maioria dos soldados haja sido destacada para defender pontos turísticos ao invés de combater o crime.
O prefeito de Salvador, como sempre está ausente fazendo propaganda e promessas em outros estados...o Governador Petista parece mais preocupado com a perda de lucros do carnaval e da estação de turismo do que com a segurança da população.
Os policiais aquartelados na assembléia legislativa estão longe de conquistar a simpatia como ocorreu com os bombeiros no Rio de Janeiro. Até porquê agora exigem que o tal cidadão tenha revogada sua ordem de prisão.
A Polícia baiana que já chegou ao ponto de causar dúvidas na população sobre se é melhor encarar os criminosos ou a própria polícia, caminha a cada dia mais para o fundo do poço da execração pública.
Fica agora ao alto comando da corporação o ônus de fazer uma bela faxinha nos seus quadros e repensar a maneira como são recrutados seus integrantes já que,ao que consta por aqui, não deve haver sequer investigação social , visto que bandidos conhecidos acabam ingressando em suas fileiras.
Ao governador do Estado cabe pagar um salário digno e justo aos policiais para evitar que sejam utilizados como massa de manobra por qualquer aproveitador como esse tal de Prisco.
A esse tal Marco Prisco cabe ser preso sem direito a habeas corpus e explicar claramente de onde partem as ordens para promover essas bandalheiras.
Aos PMs envolvidos nésciamente resta tentar regatar um pouco de sua dignidade e voltar a honrar a sua farda ao invés de comportarem-se como manada e facilitadores da ação da bandidagem que come solta na Salvador de hoje.
Afinal, como explicar que integrantes dessa corporação se dêem ao luxo de eleger e seguir um cidadão que já deveria estar atrás das grades há muito tempo?
Aliás, alguém aí poderia me responder de onde vem o dinheiro para esse "senhor" viajar o Brasil causando tumulto na polícia de outros estados ?
Gostaria de saber essa resposta com toda a nitidez....embora para mim ela pareça bem clara.
Salvador, 6 de fevereiro de 2012