Chegou a hora de enfrentá-los

 

 


 

Lembro de uma senhora loira, minha vizinha, que costumava tingir os cabelos, certo dia apareceu com a cabeça cor-de-rosa. Alguma coisa não deu certo, ela teve que esperar para voltar ao ‘normal’. Eu que era moça achei engraçado, nem me preocupava com problemas desse tipo. Tive uma colega mais velha que usava ‘rinsagem’, de vez em quando aparecia com os cabelos azulados ou esverdeados, sempre combinando com a roupa que vestia. Isso no tempo em que ainda não era moda trocar a cor da cabeleira a todo instante. Só mesmo quem tinha cabelos brancos é que os tingia. Ou moças muito vaidosas faziam ‘mechas’.

 

Quando me percebi com os primeiros fios brancos, comecei a usar henna, que eu aplicava em casa mesmo. Era um horror, o pó misturado à água mais parecia barro.  Mas dava bom resultado, reflexos ligeiramente avermelhados na cabeça. Depois apareceu a versão em creme, bem mais prática. Usei bastante, até que fiquei... ruiva! O que não combinava comigo.

 

Por sorte, outros tonalizantes em creme apareceram no mercado e assim fui contornando o embranquecimento, sempre de cabelos castanhos. Só que de uns tempos para cá eles não ‘pegam’ mais. Comecei a usar produtos sem amônia, mas que devem ser misturados à água oxigenada. E descobri que sou alérgica. De início pensei que fosse a uma determinada marca, mas de nada adiantou trocar várias vezes. O problema persiste. Acho que chegou a hora de enfrentar meus cabelos brancos.