Lôbos em Pele de Ovelha
Jorge Linhaça
 
A expressão é bem conhecida por todos e não carece de maiores explicações, a questão é reconhecer em meio a um rebanho os famintos lobos prontos a disseminar a desgraça entre o rebanho.
 
No quadro político creio que o difícil é encontrar alguma ovelha e, quando isso acontece, a mesma precisa vestir-se da pele do lôbo para sobreviver antes de ser despedaçada pelas ferozes mandíbulas dos interesses outros que não os de beneficiar a população.
 
Mas a grande verdade é que os lobos famintos travestidos de ovelhas existem em todos os lugares, inclusive em muitos púlpitos das diversas religiões existentes.
Muitos ganham notoriedade pela oratória refinada e emocional, levando as multidões ao delírio tal e qual um comediante de stand-up diante de sua platéia.  
 
Claro que são homens estudiosos da palavra de Deus a ponto de manipulá-la ao seu bel prazer e ao mesmo tempo arrecadar grandes somas que ninguém sabe ao certo para onde vão.
São também estudiosos da psicologia e do controle das massas, afinal precisam dizer aquilo que sua platéia deseja ouvir a fim de criar empatia tal que as carteiras se abram quase que espontaneamente a fim de doarem grandes ou pequenas somas ao seu ministério...
Muitos deles acabam se envolvendo na política, direta ou indiretamente fazendo apologia a este ou àquele candidato e demonizando os seus rivais...
 
Lobos em pele de cordeiro existem nas empresas em que trabalhamos, nos ambientes que frequentamos, nas escolas, nas baladas, nas ruas campos e construções, como diria Geraldo Vandré.
São pessoas manipuladoras que usam de sua empatia para agregar seguidores que depois não hesitam em sacrificar no altar de seu próprio ego ou interesses.
 
Na televisão os lobos estão à solta, por mais inocente que pareça a programação ou pais escrota que ela seja, Bial que o diga...Ninguém encarna mais o papel de ovelha do que o notório comandante do BBB e ninguém é mais lobo do que ele pois em seus discursos inocentes vai manipulando ( ou ao menos tentando manipular ) a opinião pública para votar pela eliminação de algum integrante da casa.
No caso da baiana desta versão a coisa foi descarada, não se ouviu da boca de Bial uma única frase simpática à terra de Rui Barbosa e Jorge Amado, só se ouvia dle que quando ela não estav chorando estava dormindo...isso aliado ao fato de ela não ser dada ao consumo de bebidas alcoólicas por certo que irritava o apresentador e os patrocinadores do dantesco circo humano levado ao ar em horário outrora nobre e hoje podre sempre nesta época do ano.
 
Que dizer de apresentadores que sempre que entrevistam algum ilustre convidado , seja ele qual for, o consideram um dos melhores caráteres do meio artístico?
Das duas uma, ou os entrevistados são todos santos ou o apresentador faz questão de induzir no telespctar essa aura de santidade as vezes merecida e outras não.
 
Que dizer de programas que, com a desculpa de combater preconceitos levam para dentro dos lares de milhares de pessoas coisas avessas à moral e aos bons costumes, glamourizando o que é danoso à nossa juventude?
 
Enfim, vivemos, queiramos aceitar ou não, em uma terra de lobos vestidos de cordeiros, por menos que alguns deles se deem ou finjam não se dar conta disso.
 
É preciso estar com olhos e ouvidos atentos, é preciso saber filtar aquilo que nos chega de forma tão rápida e constante nesta era da tecnologia.
 
Se não o fizermos seremos indubitavelmente tosquiados, despedaçados e devorados pelos sequiosos lobos que nos rodeiam.
 
Salvador, 3 de fevereiro de 2012