Porque os Programas "bons " da Globo são exibidos em horários estúpidos.

Porque os Programas "bons " da Globo são jogados em horários estúpidos.

Jorge Linhaça

Poderia colocar como uma pergunta o título desta crônica, mas seria uma obstrução ao conhecimento de tantos colegas.

Programas de qualidade que tratam de assuntos sérios em nosso país, são sempre relegados a horários longe da considerada "faixa nobre" que não leva esse nome pela nobraza da programação mas por ser o horário onde se concentram a maioria dos telespectadores diante de seus respectivos receptores.

Infelizmente, para a maioria da população, é justamente nessa "faixa nobre" que se concentra todo tipo de besteirol, desde novelas a programas que nada nos acrescentam como o tal do Big Babacas do Brasil.

Se algum telespectador da Globo quiser ver algo que preste, precisa sobreviver a esse tipo de aterro sanitário antes de poder usufruir de alguma programação de qualidade na dita emissora.

Não é de hoje que digo que o Jornalismo da globo é um dos piores, senão o campeão nesse quesito entre as emissoras brasileiras.O tal Jornal Nacional, que tanta fama tem, limita-se a pincelar noticias do agrado do seu chefe e âncora, desde que não se aprofundem as questões apresentadas.

Programas como o " Ação" ou coisa parecida, apresentado por Serginho Groissman são relegados a horários estapafúrdios nas madrugadas ou inicio da manhã dos finais de semana. Nesse mesmo vácuo estão condenados Chico Pinheiro e seu programa sobr música Brasileira, o Globo Ciência, o Globo Rural e tantos outros. O Programa do Jô então, que antigamente eu gostava de poder assistir, já mudou tanto de horário e foi sendo empurrado madrugada adentro que nem me disponho mais a tentar assisti-lo.

A questão pode até parecer complexa, mas a verdade é que envolve a parte financeira e a covardia da emissora em fazer modificações em sua grade com medo de perder os seus pontinhos no IBOPE e consequentemente os milhões faturados em merchandising publicidade direta.

Junte-se a isso a visão da direção da emissora de que o brasileiro é imbecil demais para gostar de programas de qualidade e está pronta a receita para a a alienação cada vez maior do povo brasileiro que se acomoda qual um zumbi diante da tal emissora sem ao menos lembrar-se de que existe controle remoto para mudar de canal.

Claro que outras emissoras também tem culpa já que na busca de pegar algumas rebarbas da audiência enveredam pelos mesmos caminhos tortuosos

da Vênus Platinada do Jardim Botãnico ao invés de se arriscarem a encontrar um diferencial que paulatinamente viesse a quebrar o tal "monopólio global"

Outro problema são os contratos milionários da emissora oferecidos a quem venha a destacar-se em alguma concorrente.

Via de regra chegam na Globo e amargam uma bela geladeira ou horários de audiência pífia de olho apenas no engordar de suas contas bancárias.

Alguns depois passam a ganhar destaque como Faustão, Angélica e alguns outros, a maioria é tirada de outras emissoras apenas para eliminar a concorrência do horário nobre.

Enfim, no frigir dos ovos, os zumbis que me perdoem, mas mudar de canal é fundamental.

Salvador, 2 de fevereiro de 2012