Jornal.

 Encontrei uma senhora que outrora fora minha vizinha, estava indo comprar jornal,
conversamos  por algum tempo,o suficiente para  me contar o que se passou com ela, estava realmente surpresa com o fato,explicando detalhadamente o que se passou, quase me obrigou a acompanhar seu raciocínio...

-Veja bem o edifício onde moro  tem dez andares, quatro apartamentos por andar,ao todo são quarenta apartamentos, certo?
-Certo!
-Se considerarmos que tenha apenas um morador por apartamento, são quarenta pessoas, mas como os apartamentos são de quatro quartos e duas garagens, dificilmente morará alguém sozinho, não tem muita lógica.
Vamos considerar que more duas pessoas por apartamento , são oitenta no total.
Não vamos contar as  crianças, cachorros, gatos, papagaios, periquitos e outros bichinhos.
Veja você,hoje telefonei ao porteiro,pedindo a ele jornais velhos para embalar alguns objetos e depois embrulhá-los em plástico bolha.
Sabe qual foi a resposta?
Ahh,  Dona Maria aqui não tem jornal,nem velho nem novo, ninguém assina ou lê jornal,mas se a senhora quiser posso lhe arrumar umas revistas,a caras,a veja e a época,tem também revistinhas de propaganda de supermercado e farmácia que eles jogam fora,quer que eu leve pra senhora?
Respondi que não tinha problema, mas eu precisava mesmo de jornal,revistas não serviam, agradeci e desliguei.
Sabe fiquei chocada!
Oitenta pessoas e nem uma delas lê jornal?
-Bem pode ser que leiam em outro lugar, nos escritórios talvez...
-Puxa , agora os jornais não  servem mais nem para embrulhar peixe...
-A verdade é que hoje, radio, televisão e internet acabaram com o pobre jornal!Mas pode crer que eles são bem informados, isso eu garanto, não podem ser tão alienados...
-Será que somente jornalistas esmiúçam os “coitados” para buscarem e comentarem noticias que não são apenas manchetes?
-Parece que sim.
-Conclusão, tive que parar o que estava fazendo, e  estou indo até a banca de revistas para comprar jornal, qualquer um ,apenas   o que tenha mais folhas e seja o  mais barato ...
Você acredita?É dureza, mas não consegui um mísero jornal,agora o trabalho me espera,tenho que embalar muita coisa, depois a gente se fala.


Ela partiu apressada e eu continuei meu caminho, sem entender muito bem sua atitude, não sei o por que tanta surpresa, se ela mesmo lesse jornais teria ao menos alguns,mas não, agora mesmo está indo comprar um jornal repleto de noticias somente para embalar louça.
Menos mal pois tem gente que o usa para que seus animais de estimação façam suas necessidades fisiológicas nas noticias, e muitas vezes no rosto de gente famosa que faz de tudo para ter sua foto publicada,rsrsrs!

Repare que até os que dormem em bancos de praça ou nas calçadas não usam mais jornais como cama e coberta!
Ahhh, me lembrei que antigamente os pintores de parede  forravam o chão com  ele para não sujarem o  piso.Hoje usam plástico preto...
Algumas vezes aos sábados em alguma rua,vejo jornaleiros entre os carros, vendendo jornal que será publicado no domingo, isso dá um nó na minha cabeça que parou no tempo, como podem publicar os acontecimentos no  sábado, antes que aconteçam no domingo...A não ser que sejam noticias anteriores , então elas  já não são mais novidade,são  noticias velhas

Pobre jornal...
Que fim levou?Você viu algum por aí?

Ainda bem que algumas pessoas sentem prazer em ler calmamente folha por folha, em sentir nas mãos o papel e o cheiro de tinta fresca,tem prazer na leitura...
 
M.H.P.M.