GERTRUDES DE LIMA

GERTRUDES DE LIMA

Num encontro casual com o amigo Antonio Carlos Rizzo, o Nico, memorialista como eu, dos bons, mas muito melhor, indagou-me ele, com relação à Dona Gertrudes de Lima. Como vocês sabem, trata-se de minha bisavó, que dá o nome a uma das principais ruas de Santo André. É que, o filho de outro amigo, Ademar Sampaio, cismou de escrever sobre ela.

- Lima, você poderia fornecer maiores dados sobre a Dona Gertrudes, para o rapaz?

Respondi-lhe negativamente, pois, segundo é do meu conhecimento, ela foi uma mulher simples, apenas dona de casa, não passando disso. Mãe de meu avô Antonio Joaquim de Lima, este sim homem público, vereador da antiga São Bernardo da Borda do Campo, inclusive tendo exercido o cargo de vice-prefeito. O marido, Joaquim Antonio de Lima, também, segundo consta, não teve maior participação na vida de nossa comuna. Um simples cidadão.

Somente podem ser conhecidos os dados de Dona Gertrudes, datas de nascimento e morte, através de visita à sua campa, no Cemitério do Santíssimo, encravado no Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo.

Em todo caso, para desencargo de consciência, resolvi dar uma pesquisada no Google.

Fui no Gertrudes de Lima, acionei páginas e páginas, sem qualquer sucesso. Mas, não desisti! Até que me deparei com um jornal, O MIRANTE, português, com edições quinzenais, cobertura para a região de Santarém! Havia certa notícia, em sua primeira página, que se referia a uma festa típica do lugarejo perto daquela cidade, idêntica à de Pamplona, na Espanha, famosa pela corrida de touros. Alguns cidadãos levavam para o local de início da brincadeira, certo número de animais, quando em dado momento um deles se desgarrou, indo em direção ao povo que se encontrava à beira da calçada, atingindo uma mulher, e pelo impacto violento, ela veio a falecer. A notícia vinha acompanhada das declarações da autoridade municipal responsável pela segurança, lamentando o sucedido, e afirmando que no próximo ano, as providências para evitar esse tipo de acontecimento seriam redobradas.

Deixei para o fim, propositadamente, o nome da mulher.

Coincidência! Gertrudes de Lima!

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 02/02/2012
Código do texto: T3475940
Classificação de conteúdo: seguro