Absurdos a gente não esquece.

Abacates me lembram o que disse uma senhora numa feira enquanto distraidamente eu escolhia abacates.

“Tem gente que ainda compra esta fruta cheia de colesterol.”

Ergui o olhar e percebi que a mulher só poderia estar se dirigindo a mim, pois não havia mais ninguém. Não a conhecia e não esbocei qualquer reação.

Quando me lembro da cena, pois da aparência da senhora eu não gravei, entendo porque coisas óbvias são escritas em rótulos de certos produtos; exemplo azeite e outros óleos vegetais: “Não contém colesterol.”

Somente os produtos de origem animais contêm colesterol.

O abacate é muito calórico; por isso costuma ser evitado por quem faz dieta para redução do peso.

No entanto para as crianças, e idosos deve ser servido, devido a sua riqueza e facilidade de digestão. Note-se a quantidade de vitamina A e Potássio.

- Vitamina A –

"É essencial para o bom funcionamento dos olhos. A córnea, parte transparente do olho, é protegida pela vitamina A. A falta desta vitamina pode gerar dificuldades de se enxergar em lugares com luz fraca, causar alterações oculares levando até mesmo à cegueira total.

É necessária para o crescimento e o desenvolvimento de crianças, e para as mulheres grávidas, para permitir o crescimento do feto.

Participa da defesa do organismo, pois ajuda a manter úmida e saudável as mucosas. As mucosas são um tipo de pele que recobre alguns órgãos por dentro, como o nariz, a garganta, a boca, os olhos, o estômago, e representam uma ótima proteção contra as infecções, tais como diarréia e infecções respiratórias, possibilitando uma recuperação mais rápida."

Quem faz dieta para redução de peso, LUCRA muito em saúde, se substituir, de vez em quando, pão ou bolachas por uma boa fatia de abacate.

ABACATE

Quantidade 100 gramas

Água (%) 73

Calorias 176,3

Proteína (g) 2,31

Gordura (g) 17,34

Ácido Graxo Saturado (g) 2,6

Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 11,21

Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 2,02

Colesterol (mg) 0

Carboidrato (g) 6,94

Cálcio (mg) 10,98

Fósforo (mg) 42,2

Ferro (mg) 1,16

Potássio (mg) 634,1

Sódio (mg) 12,14

Vitamina A (UI) 612,72

Vitamina A (Retinol Equivalente) 61,27

Tiamina (mg) 0,11

Riboflavina (mg) 0,12

Niacina (mg) 1,91

Ácido Ascórbico (mg) 8,09

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 01/02/2012
Código do texto: T3475341
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.