O impasse na questão Síria…: responsabilidades…

Mergulhada numa real guerra civil, apesar de todos os alertas que poderiam ter evitado tal, o desenlace previsível na Síria será, por uma mera questão de tempo, a queda do regime, mas de uma forma de tal ordem sangrenta que fará que o que se passou na Líbia e noutras nações da denominada “Primavera árabe” uma brincadeira…

E agora todos pretendem atribuir responsabilidades ao sucedido, sendo que o alvo principal é a Rússia porque bloqueia, com o seu veto, todas as resoluções da ONU que poderiam aliviar um pouco a situação, porque resolver de facto só uma efectiva intervenção militar…

Mas só deixo algumas questões para quem ler esta crónica poder reflectir…:

Desde o fim da guerra fria que as zonas de influência russas um pouco por todo o globo, zonas de influência atribuídas no final da última guerra e que vieram contribuir para um equilíbrio no globo, essas zonas vieram a serem invadidas pelo ocidente, aproveitando o caos que se seguiu ao fim da união soviética…

Ocupada a “arrumar a casa”, a Rússia permitiu que se atacasse sucessivamente o Iraque, depois a Sérvia e novamente o Iraque e em tempos recentes a Líbia, entre outros…para não falar da crescente influência do ocidente em zonas que antes de serem soviéticas eram do império russo…

O facto da Rússia se manter fiel à Síria é simples…: entre outras razões, fora das fronteiras da Rússia, e nomeadamente no precioso médio oriente, esta constitui o seu mais fiel aliado…se calhar o derradeiro…

Para quem condena a Rússia por apoiar um regime brutal e despótico, deixo apenas uma questão…:

Como reagiriam os Estados Unidos se a Rússia interferisse e fizesse passar para o seu lado estratégico boa parte da Europa, boa parte do médio oriente, anteriormente da esfera de influência dos EUA…?

E bem pior do que o regime Sírio é de outras nações da área, que por estarem sentadas nalgumas das maiores reservas de petróleo do planeta passam despercebidas, quando fazem da violação dos direitos humanos e da quase escravatura da mulher uma forma de estar…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 01/02/2012
Código do texto: T3474130
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.