As delícias dos poemas

Todos os poemas devem ser lidos em voz alta. Porque é um desperdício proporcionar apenas aos olhos as maravilhas da arte poética.

Lendo em voz alta, os ouvidos também poderão se deliciar com a música rítmica das estrofes. E a boca poderá saborear todo esse conjunto harmonioso de linhas que entrelaçam as invisíveis entrelinhas. Porque as palavras têm sim sabores. E até cheiro!

Por isso, depois de ler o poema em voz alta, você deve acariciá-lo. Isso mesmo, passe a sua mão levemente sobre o poema... e você sentirá na pele o que ele transmite.

Calores, gostos, aromas, formas e sons: lendo em voz alta, com o livro nas mãos, proporcionamos aos cinco sentidos os prazeres inigualáveis da poesia!

Mas ainda é pouco! É preciso que os versos entrem pelos poros, penetrem nosso corpo e atinjam profundamente a nossa alma. Para isso então os poemas devem ser lidos em voz alta e com emoção. Mais que uma leitura, é preciso declamá-los, interpretá-los, revivê-los...

Porque só assim os poemas, que já são parte inseparável da vida, poderão ser distinguidos nesse poético amálgama da nossa existência.

(Catalão, 18/01/2012)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 31/01/2012
Código do texto: T3472522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.