DO MÁGICO MUNDO DAS CRIANÇAS

Era uma tarde de férias quando decidimos alugar um CD de filmes infantis para ao menos tentar aquietar aquelas endiabradas crianças.

Eram elas filhos duns amigos que frequentemente viajavam conosco, de sorte que, depois duma votação bem democrática, resolvemos que alugaríamos o PINÓQUIO, ademais, é uma estória que sempre encanta adultos e crianças. Todos concordaram.

A mim, a obra sempre me instiga revê-la e logo fiquei sabendo que não era só comigo.

Terminado o CD tínhamos que devolvê-lo ao locador, porém Felipe, um garotinho de quatro anos quis revê-la logo ao seu término.

"o Nariz dele é de madeira e mesmo assim cresceu!" dizia ele com aqueles seus olhinhos arregalados de curiosidade "Boneco nunca fala mas o Pinóquio só fala mentira, mãe!" insistia ele naquele seu inusitado.

Então, nas dias subsequentes lhe rodamos novamente o CD por várias vezes porque o garoto não desistia de observar os detalhes do filme sempre com uma exclamação admirável: "mãe, O Gepeto é um vô legal, eu também queria um vô que me fizesse bonecos falantes!"

E assim foi até irmos embora de modo que ficaria mais barato comprar a fita do que alugá-la tantas vezes.

Lá pelas tantas no caminho de volta das férias, Felipe começou aos gritos: "mãe, ele me bateu até sangrar, mãe..."

Referia-se ao irmão que estava ao seu lado no automóvel.

A mãe que logo percebeu que "ali tinha" retrucou: "como foi isso, aonde?- que eu nem vi sangue algum, menino, olha o nariz!

Felipe então prontamente entrou na estória do boneco e segurando bem firme o nariz, quase a ponto de achatá-lo, nos explicou: " é que o sangue era transparente, mamãe..."

Sempre que me lembro desta história eu me pergunto de que forma a mídia de hoje, tão aberta e tão danosamente permissiva entra e influi o universo dos comportamentos das crianças...a influenciar o futuro do mundo.

Um mundo já um tanto diferente da inocente magia dos personagens infantis.