CRÔNICA – A palhaçada de Rita Lee


CRÔNICA – A palhaçada de Rita Lee – 30.01.2012

 

          Tem gente que não se lixa. Muitos se julgam acima do bem e do mal e/ou com autoridade suficiente para fazer o que bem entendem, até porque no nosso país o que predomina é a impunidade, a safadeza e o roubo despudorado.

          O que ocorreu durante o último show dessa cantora (uma idosa de mais de sessenta anos), domingo passado, na pacata cidade de Aracaju (SE), não se pode conceber de maneira alguma: Destratou a polícia com agressões, chamando os militares que estavam em serviço de cachorros, filhos da puta e outros adjetivos da espécie; venham me prender, finalizara. Ainda por cima pediu que alguém da plateia lhe desse um “baseado”, a fim de que o fumasse ali mesmo no grande espetáculo.

          O governador do Estado, que prestigiava a apresentação da cantora, que para mim nunca foi lá essas grandes coisas (eu considero algumas musicas suas meras anarquias e de péssimo gosto, todavia respeito os que a aplaudem), teve oportunidade de presenciar a polícia que comanda ser amplamente desmoralizada. Entretanto, o Comandante em serviço,  mostrando que a cidade é civilizada, esperou que o “show” terminasse para convocá-la a comparecer à Delegacia para os devidos depoimentos.

          Somente uma coisa poderia justificar a ojeriza dela por militares, qual seja o fato de haver sido detida na época da revolução de 1964, mas isso já faz quase cinquenta anos, inclusive houve uma anistia para ambos os lados, tanto do governo como dos subversivos, rebeldes e até mesmo salteadores de banco e sequestradores. Claro que houve mortes de pessoas, crimes que não podem ser debitados apenas aos militares.

          O que vemos hoje em dia é o país ser comandado justamente pelos que lutaram contra o regime, e ainda mais todos estão numa vida muito boa, ora exercendo mandatos eletivos, quer dirigindo empresas estatais, e até mesmo provocando os maiores escândalos que esse país já teve notícia. Não tenho conhecimento de militares que saíram ricos, mas sim de que perderam o prestígio de que até então gozavam no seio da população brasileira.

          Claro que não sou favorável a regime de exceção, gosto da democracia, mas que esta beneficie a todos e não somente à casta que conseguiu dar um golpe de mestre e assumir o poder. Ainda bem que a presidente da república estaria tentando dar um grau de seriedade ao seu governo, demitindo (?) alguns ministros, mas permitindo que os seus padrinhos indiquem os substitutos, sendo o mesmo que trocar o seis por meia dúzia. De qualquer sorte, estou surpreso com a doutora Dilma.

          Agora mesmo acaba de ser demitido o presidente da Casa da Moeda do Brasil, eis que denúncias vieram à baila de que estaria ganhando comissões polpudas (inclusive ele e uma filha estariam mantendo contas no exterior), mas isso sem qualquer processo criminal. Por outro lado, outro ministro está na corda bamba, o das Cidades, alvo de denúncias cabeludas. Afinal, quem é que presta nesse governo?!

          Gente, a Casa da Moeda é responsável pela emissão de todo o dinheiro em circulação no país, além de títulos da dívida pública, etc. Também fabrica papel moeda para outras nações. Já pensaram se, por exemplo, estando autorizada a fabricar um bilhão de reais ela resolva emitir dois bilhões, contabilizar o que fora autorizada e desviar o restante? Quem poderia descobrir? Penso seria impossível, e pra falar a verdade, em minha opinião nem mesmo o Banco Central sabe ao certo a quanto monta o nosso meio circulante¹. Isso é um assunto muito sério, pois mexe até com os índices inflacionários.

          Eu já tirei as minhas conclusões do que vai sobrar para essa cantora desbocada: No máximo será condenada ao pagamento de cestas básicas e/ou a prestar serviços à comunidade, e pronto.

          Nos Estados Unidos ela teria sido obrigada a descer do palco e levada à presença das autoridades constituídas. Jamais ficaria tão barato assim, mas nós temos o governo que merecemos, e este o povo que merece.

(¹) – Papel moeda em poder do público + depósitos à vista nos bancos comerciais. Particularmente, considero essa definição errada, pois onde entram os recursos depositados nos bancos oficiais, tanto à vista como a prazo.
Ansilgus
Em construção.

Fonte da foto: UOL


31/01/2012 12:25 - Marilda Lavienrose assim comentou, grato:

Boa tarde!Parabéns pela crônica elucidativa dos fatos ocorridos com a cantora que em final de carreira (pois assim optou) provoca essa polêmica toda. Não sou fã do estilo dela, nem musical, nem de vida, mas nada contra também. Porém não concordo com o que fez destratando autoridades quando deveria dar exemplos bons ao público que a assistia. Quanto à nossa política... eles cantam e dançam livres,enquanto o povo trabalha e fica na esperança de muita coisa. Espero que a Dilma consiga trabalhar bem, limpar alguma sujeira, mas de verdade! Não tirar a sujeira de um lado e colocar outra no lugar, porque pelo visto aquilo é uma lixeira. Abcs..
Para o texto: CRÔNICA - A palhaçada de Rita Lee (T3472217)
 

31/01/2012 12:55 - Zeni Silveira comentou assim:
Adorei sua critica a tal cantora... Sou de Aracaju, não temos a melhor policia do mundo, mas sou da política que toda a autoridade tem que ser respeitada. Na realidade todo aquele circo foi uma jogada política, uma maneira de a oposição tentar derrubar o atual. Ficou feio, e tenho certeza que só aplaudiu tal atitude, aqueles que como ela gostaria de ter um baseado naquele momento. Obrigada. Queria muito que mais pessoas vissem o que escreveu. Parabéns e grande abraço.
Para o texto: CRÔNICA A palhaçada de Rita Lee (T3472217)
 

31/01/2012 19:59 - Fábio Brandão comentou assim:
Através de seu texto fiquei sabendo desse lamentável fato, eu até que aprecio sim Rita como cantora e compositora, mas considero algumas de suas atitudes arbitrárias e desrespeitosas como ocorreu certa vez um show se não me engano em São Paulo em que ela se veste de "Aparecida" e sai falando vários palavrões e insultos a igreja católica, embora eu não seja dessa religião não compactuo com estas atitudes. Quanto ao fato mais recente,acho que ela deve ter uma punição exemplar para que ela não venha a pensar que pelo fato de ser uma artista famosa esteja acima da lei ou do bem e do mal,meus mais sinceros parabéns,um abraço e felicidades...
Para o texto: CRÔNICA A palhaçada de Rita Lee (T3472217)
 

05/02/2012 21:57 - Tânia Mara comentou assim:
Caro e querido mestre Ansilgus, já devo ter falado em alguns dos comentários que te fiz,sou meio alienada ao mundo das noticias "bombásticas" de qualquer forma mesmo evitando TV as noticias ruins de um jeito ou outro sempre chegam... Eu nem sabia que Rita Lee ainda "cantava" rs,sei o quanto é polemica, gosto de varias musicas dela fizeram parte da minha adolescência. Obviamente concordo contigo, sendo ela quem é jamais poderia se portar de tal forma desrespeitando não só o publico como a autoridade local, realmente passou dos limites... Agora tu és mesmo um croniqueiro e tanto olha só o paralelo que foi feito em relação aos nossos governantes, com todo respeito mestre, mas tu és mesmo "porreta" ou como se diz aqui no sul "Tu não é fraco não oh" rs, EXCELENTE observação em relação à emissão do dinheiro em circulação no nosso país, (é de prender a respiração) pois em se tratando de Brasil INFELIZMENTE tudo é possível mestre, inclusive APENAS o "pagamento das cestas básicas" pela cantora,(mas será mesmo?)De repente até deixam passar, afinal o povo tem memória curta e nossa justiça também! Estou falando bobagem? Pode ser... Mudando de assunto, me chamou atenção (tenho por habito voltar em alguns artigos que leio) e foi com surpresa que vi tua observação sobre alguns comentaristas não tão assíduos em relação aos que se dizem "TÃO AMIGOS" não terem dado o "ar de sua graça" em tua crônica rs. Interessante isso mestre, eu que nem aprendiz de poetisa me considero (nem quero, isso é coisa pra gente grande!)Por incrível que possa parecer de uns tempos pra cá tenho recebido comentários de pessoas, com as quais nunca cruzei antes...rs (poetisa sei que não sou, sempre que posso, gosto de esclarecer, rs mas enfim foi através desse comentário, soube não estas bem de saúde, lamento profundamente e espero de coração que seja algo passageiro que te recuperes o quanto antes, vou ficar torcendo e aguardando noticias sobre tua melhora! Deus te abençoe e proteja! Abraço da amiga Taninha!
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 31/01/2012
Reeditado em 06/02/2012
Código do texto: T3472217
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.