A Iluminação e a Preguiça
Basta um tempinho para fechar os olhos e limpar minha tela mental. Um bija-mantra aqui, outra visualização ali e os lagos de cada chacra se interligam pelo riacho da energia correndo de baixo pra cima e expandindo a minha consciência para alem da matéria. Simples assim. Simples? Que nada! Sabe qual foi a última vez em que eu fiz isso? O ano passado.
Eu tenho uma boa desculpa, aliás, tenho várias. Quero dizer, desculpas é o que não me falta: filha, trabalho, cansaço, falta tempo, falta coragem para admitir que fui tomado pelo monstro da preguiça.
Sim, meu grande obsessor espiritual se tornou a preguiça em manter a minha disciplina de exercícios. O pior é que eu sei o quanto essas práticas espirituais são importantes para minha saúde mental e física, ainda assim, boicoto meus exercícios.
Invento cada desculpa descarada. O mais engraçado é me observar fazendo esse boicote dos exercícios. Sempre aparece um motivo para não praticar a minha meditação. O resultado é que vou dormir e não descanso direito, pois a minha cabeça está tão entupida de nuvens de preocupações diárias que devo ocupar toda a noite sonhando com elas.
Certa vez, um amigo me disse que dormir pensando nos problemas faz bem, pois quando dormimos com esses pensamentos em mente, nossa mente vai passar a noite toda tentando resolvê-los e no dia seguinte, a solução vem naturalmente. Só se for para ele! Até onde eu sei, só conseguimos mesmo trabalhar na solução de um problema, durante o nosso sono, se estivermos com corpo descansado e com a mente serena. Quanto mais agitada estiver a nossa mente, pior será a qualidade do sono, e a recuperação de lembranças, seja do sonho ou de alguma " projeção", só virá se dormimos bem.
Antes de dormirmos, uma prática meditativa funciona tão bem para a mente quanto um banho morno funciona para o corpo. A disciplina em mantermos essas práticas torna o exercício cada vez mais eficaz e efetivo. Sou prova disso, pois quando fazia as práticas, o resultado era bem visível no dia seguinte: mais entusiasmo, menos fadiga.
Contudo, prometi a mim mesmo que vou lutar bravamente contra a preguiça e retornar as minhas práticas, mas somente amanhã, pois essa noite, estou ocupado escrevendo essa crônica sobre esse assunto...