A MÍDIA FAZ A CABEÇA DO POVO OU O POVO É QUE INFLUENCIA A MÍDIA?

"A decadência cultural geralmente antecipa a decadência da sociedade". Esta frase eu li num artigo do Jornal Zero Hora, na década de 80 e nunca esqueci. Por que eu nunca esqueci? Porque é uma verdade e as verdades calam fundo. É uma frase de extrema sabedoria e a própria História tem revelado isso. A cultura está ligada às idéias, ao conhecimento e é expressada, entre outras coisas,

através da arte. É o reflexo da sociedade e um fator de mudança social.

Triste o que se vê hoje no Brasil. Uma mídia voltada para aspectos escandalosos sonoros ou visuais, ferindo os ouvidos e a dignidade das pessoas sensíveis, aquelas que conseguem enxergar mais além, que tem senso crítico e conhecimento. A cultura de massas, hoje, é um arremedo das boas coisas que se produziam nas décadas de 60, 70, 80 e 90. Os grandes compositores e cantores jazem esquecidos na memória do tempo. Os bons programas televisivos já não atingem grande parte da população que, sem acesso à TV a cabo, é obrigada a assistir "coisas" que só emburrecem e embrutecem, uma vez que nada acrescentam ao intelecto e a vida do País. Triste ver que o grande público de hoje valoriza músicas descartáveis, que dois meses depois de lançadas desaparecem por falta de conteúdo. Músicas que servem apenas para balançar o corpo em trejeitos geralmente sensuais e cuja letra (?) tem uma frase só que se repete, se repete, se repete... Qualquer um canta, com voz esganiçada, sem tom de voz para cantor (a), basta que tenha um belo traseiro ou pule feito um desesperado. Onde estão os grandes intérpretes com suas canções repletas de conteúdo? Cadê Fagner, Bethânia, Gal, Djavan, Milton?

Triste ligar num canal de TV aberta e se deparar com verdadeiras aberrações culturais. Aberrações que fazem a cabeça da grande massa, que passa a discutir e o pior, a repetir no dia a dia, os modismos de programas vazios de conteúdo e que, a meu ver, são um atentado aos valores. Aliás vivemos uma verdadeira inversão de valores. Essa é a nossa cultura atual, porque é isso que expressam os veículos de comunicação. Aí eu pergunto: a mídia faz a cabeça do povo ou o povo é que influencia a mídia? É o caso de se pensar seriamente porque o barco está afundando, levando com ele a ética e os bons costumes...

Giustina
Enviado por Giustina em 30/01/2012
Reeditado em 12/08/2014
Código do texto: T3471058
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.