O Que é Moderno?

Quarta-Feira, na aula de história, os alunos entravam na sala desanimados. Aquela era a aula mais entediante de todas. A professora, nova da escola, percebeu isso e quis fazer algo. Mas como?

Os adolescentes, cada vez mais ligados no presente, até mesmo no futuro, não davam a mínima importância ao passado. Ela queria mudar a situação de tédio deles. Então teve uma ideia.

-Classe, hoje nós vamos inovar um pouco. Vou começar perguntando à vocês o que vocês acham mais moderno ultimamente.

-Ai, professora, pensei que essa aula fosse sobre gente velha e morta - perguntou Flavinha.

- E quem disse que não é, Flávia? Bem, já que você é uma menina bem atualizada, vou refazer a pergunta: Para você, o que é mais moderno nos dias de hoje?

-Então, prófis, sabe que o que eu mais quero é colocar um piercing? Eu tava pensando em um abaixo da boca... Pra mim isso é bem moderno!

-Ah, é? Bem, e quantos aqui gostam de tatuagens?

Várias meninas e meninos levantaram as mãos. E quando ela perguntou sobre maquiagens, várias meninas responderam positivamente.

-E agora vocês, meninas, não adoram falar em várias línguas que só as meninas do seu grupinho entendem?

-Mas aonde a senhora quer chegar com essas perguntas, professora? - perguntou novamente Flávia, depois de responder positivamente à pergunta da professora, que disfarçava a vontade de rir.

-Eu já ia chegar lá, Flávia. Enfim, acho que todos vocês estão tentando me enganar...

-Como assim, professora? - Perguntou Pedro, um dos que queria fazer uma tatuagem.

-Nada disso que me falaram é atual. Esse tipo de coisa é muito antigo mesmo! Mais até do que eu e vocês.

-Nada a ver, fessora. Isso é o que há de mais POP rolando hoje. Super atual! - Falou Denise, sem entender direito.

-Pois isso é mais antigo que o próprio Brasil. Antes dos portugueses chegarem aqui, os índios tinham sua própria maneira de viver: colocavam ossos de animais do mesmo modo que vocês, hoje, colocam seus piecings; pintavam seus corpos com tintas de cores e desenhos diferentes, cada um com seu significado; Falavam em línguas diferentes, dependendo da tribo, etc...

A partir deste dia, os alunos se interessaram cada vez mais pela aula de história, e sempre procuravam novas modas para a professora dizer a origem.

E a professora? Riu de tudo isso, e ainda completou: "ainda bem, nunca irei sair de moda...".