ROMA

Está fazendo um ano da minha viajem para a Itália, onde passei um mês em Roma, estudando italiano. As recordações voltam com força e trazem saudades, até dos meus momentos de desespero. O meu vôo atrasou e quando cheguei a Fiumicino, meu transfer não estava me esperando, primeira surpresa, peguei um taxi que me cobrou o dobro do valor. A temperatura indicava dois graus, e eu tremia desesperadamente e ainda tenho a infelicidade de perder o fôlego em situações que me emocionam.

Era o primeiro dia do ano de 2011, eu deitada numa cama estranha e tremendo de frio, rezei e pedi a Deus que guiasse os meus dias e minha permanência em Roma. Acordei e conheci a família que me recebia, um casal encantador, Gio e Giulia, senhor e senhora Constantini, que terão meu carinho eterno por tão terna acolhida.

Depois me desbravei sozinha por Roma, quando aprendi a me deslocar, fiquei me achando, imaginem uma mineira que se perde na capital, BH, sair sozinha pelo museu a céu aberto que são as ruas de Roma. Já estava até ajudando os turistas com informações.

Tinha aula pelas manhãs e às tardes excursões da escola ou poderia sair livremente, e às belíssimas noites de Roma saboreava pratos e iguarias italianas de dar água na boca só de pensar. Meu prato escolhido, preferido foi spaghetti alle vongole e de sobremesa, tiramissu. Obviamente me empanturrei de pizza, provei a romana e a napolitana, acho que minha opinião foi persuadida por um amigo de Napoli, então digo que a napolitana é melhor, mas espero que meu amigo não leia minha crônica, confesso que amei a pizza romana, é um pouquinho mais alta.

Meu ponto turístico preferido foi o Quartiere Coppedè, que fica na Piazza Mincio. É uma escolha diferente, não muito conhecido, porque as pessoas se encantam com a Piazza de Spagna, é unanimidade na preferência dos turistas, mas meu olhar é diferente, tem que me emocionar para me conquistar. As grandes catedrais são belíssimas e estão sempre lotadas de turistas, porém as que me encantaram foram as pequenas capelas, com um charme todo especial.

As inúmeras e belas fontes espalhadas por toda a cidade, me fizeram enlouquecer, passava horas as admirando. A considerada mais linda fonte de todas é a Fontana de Trevi, mas lotada demais de turistas, e na minha humilde opinião é maravilhosa, mas me encantei por outras menos visitadas, porém lindíssimas. Mesmo assim me curvei à beleza da Fontana de Trevi e arremessei uma moeda, fiz meu pedido de voltar a Roma.

No segundo semestre deste ano, espero que meu pedido seja atendido, pois já me vejo embarcando pra Roma.

Lilia Costa
Enviado por Lilia Costa em 29/01/2012
Código do texto: T3468696