PROCURAR DEUS. O TEMPO.
UM EMAIL RESPONDIDO AO AMIGO BALU. FALA SOBRE O TEMPO, O MOVIMENTO E NOSSA REDUZIDA INTELIGÊNCIA. É CONTINUIDADE AO TEMA ANTERIOR. CELSO.
-------------------------------------------------------------------------
"Segundo a atual concepção da ciência astronômica nosso universo está vivendo nesta fase atual de galaxias, buracos negros, cometas etc e tal, sua segunda fase. A duração desta fase será ainda de bilhões de anos, quando entraremos numa terceira onde apenas existirão buracos negros e não mais sistemas planetários como o nosso sistema solar atual. e na quarta e derradeira fase não haverá maiores aglomerados de matéria senão apenas as particulas atômicas se chocando em alta velocidade, quarks , eletrons, protons, ions, etc apenas isto preenchendo toda a extensão do outrora universo, portando meu caro prolatante amigo, considero completamente dispensável, por não útil mesmo, uma discussão a respeito do movimento temporal. Do amigo Balu.
------------------------------------------------------------------------
Balu, velho conhecido, amigo, felizmente aproximado recentemente, trazendo sua sensibilidade e atilada inteligência, buscadora da saga essencial em ser e do prazer existencial puro e simples do existir, o que sempre enriquece o convívio na interlocução de ideias. Como você, é meu credo, que a discussão do tempo (seu movimento temporal) é vazia. Não se pode escavar antropologicamente a eternidade, meta impossível...Mas insistem, mesmo depois de sabermos que não passamos de pó que inala oxigênio e esperamos não ser só um empurrão quanticamente visualizado, ou seja, como imãs em contraposição de atração. E como matéria, assim plasmados, em lógica físico-matemática, estamos explicados como existência, o que aceito e recepciono, sem resistir à ciência, mas é próprio perquirir, como fizeram celebradas mentes, com justificados conceitos, que se somos só isso, seríamos uma piada. O movimento é raiz do antecedente como a vida não existe sem oxigênio, e o Primeiro-Movimento continua inexplicado, e assim permanecerá, creio. Nossa inteligência esbarrará sempre em balizas intransponíveis.
Pesquisadores reunidos em torno do enfrentamento (colisão) de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), em túnel entre a Bélgica e a França, de dezessete quilômetros, anunciaram avanços na busca pelo Bóson de Higgs, chamada de "partícula de Deus", esses avanços ficarão sempre na tentativa, pois partículas sempre menores serão supervenientes.
A partícula é considerada o pedaço que falta na principal teoria da física de partículas - conhecida como Modelo Padrão - que descreve como partículas e forças que interagem. Ela seria responsável por dar massa a todas as outras partículas.
Estou enviando uma crônica que fiz, data tempo, sobre a matéria. Abr. Celso
--------------------------------------------------------------------------
Por que não se procura Deus FORA DA MATÉRIA?
A “partícula de Deus”, o quebra-cabeças que explicaria a "materialidade" do nosso universo é febrilmente buscado.. Os átomos não são unidade indivisa da matéria. Sabe-se que o átomo é resultado da interação de partículas. Essas partículas foram descobertas, quarks e léptons, férmions e bósons, 16 partículas fundamentais: 12 de matéria e 4 condutoras de força.
Consideradas uma a uma não têm massa. Inexiste "materialidade". Por isso procura-se o Bóson de Higgs, a essência fundamental que definiria a massa que forma a matéria, a vida enfim, A PARTÍCULA DE DEUS.
Por que não se procura Deus FORA DA MATÉRIA?
Não creio, firmemente, em achado da “partícula essencial”, por não crer ter acesso a inteligência humana a como se forma a vida, nem como se elabora o pensamento.
Esse milagre pertence a Deus. A antecedência da massa. O Primeiro-motor, é como os gametas, se encontram e formam a vida humana na festa do amor. Como o pensamento, chamemos de alma, que se explica primariamente como rede elétrica de neurônios, e só. Continua-se patinando nesse terreno inexplicado.
O pensamento, sua imaterialidade volátil que dá causa à riqueza do desenvolvimento espiritual, não nos pertence. Perdi um irmão que não conheci em 1938, de pneumonia, não existia penicilina, aproximados 70 anos atrás. Datam cem anos debelava-se (tentava-se) infecções com sangramento da canela que se cortava para fluir o sangue e cortar o mal. Tudo avançou muito, mas a vida, como surgiu, continua enigmática, o mesmo com o pensamento.
Na semana que se celebra a paixão, em um túnel entre a França e a Bélgica, de 17 quilometros, pela aceleraçào e colisão de partículas menores, continua-se a procurar Deus, “A PARTÍCULA DE DEUS”, o “bóson”. Por que não procurá-la também na Cruz, onde pelo maior amor humano já vivido mostrou-se a sabedoria humana que encontra Deus.