UMA VISITA AO SEBO

Há algum tempo que, por motivos financeiros, não por vontade pessoa, tenho-me esforçado para não adentrar em livrarias e lojas de livros usados, os sebos. Quando eu trabalhava e tinha um salário fixo, dava para ter um controle mais adequado sobre a situação financeira da minha família e dependendo das horas extras, quando sobrava algum dinheiro, o que era difícil, sempre eu dava uma passada por um desses lugares e terminava comprando alguns livros da minha preferência. E por causa disso, a sala do meu apartamente ia cada vez mais ficando pequena e apertada, parecendo mais uma biblioteca, para desespero da minha esposa, que sempre desejava ter mais espaço para o seu conforto e coisa e tal. Mas nunca chegamos a brigar sério por causa disto. Ela sempre terminava relevando o meu gosto literário.

Recentemente, para quebrar este jejum de aquisição literária, ao acessar a internet, o que não é muito a minha "praia", por acaso, descobri no site de um famoso sebo, alguns livros que há muito tempo eu procurar para comprar. O que fiz então? Imediatamente, não só os reservei, isto é, comprei-os, como me prontifiquei a ir buscá-los "in loco", dispensando a entrega via postal.

E lá fui eu ao sebo escolhido. Não foi nada difícil encontrá-lo. Já no interior da gigantesca loja, abarrotada de livros e discos de todos os tipos e preferências, fiquei boquiaberto com um detalhe: enquanto eu aguardava o funcionário ir buscar os dois livros que eu comprara, observei em pouco minutos o número de pessoas trazendo vários livros para vendê-los ali. Quem os avaliava e fazia o referido pagamento era o próprio dono daquela loja, o qual era um senhor bem educado, que antes de consumar a compra conversava um pouco cada pessoa que queria se desfazer dos seus livros com tanta facilidade. Neste ínterim, observei o seguinte: a discrepância entre a oferta e procura era enorme. Para dez pessoas que adentravam ali, oito ou nove portavam sacolas ou mochilas com livros para vender, enquanto um ou duas entravam ali para comprar algo. E neste caso, eu me incluía, é óbvio. E pensei rapidamente: por que será tantas pessoas estão se desfazendo dos seus livros, meu Deus? E por uma miséria, acima de tudo. Para cada volume, o proprietário daquele sebo pagava em média, cinquenta centavos, o que não dava para a pessoa tomar nem um simples cafezinho. Na minha opinião, seria mais vantajoso e mais bonito, doá-los para alguma instituição de caridade. Mas como se costuma dizer: "cada um, cada um". E neste caso, cada pessoa que entrava ali para vender seus livros usados, no mínimo tinha um objetivo para empregar aquela mísera quantia que por esta atitude recebia...

Joboscan

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 28/01/2012
Código do texto: T3466925