Livros... (nanocrônica)

"A contribuição dos livros clássicos ( A Ilíada e a Odisseia de Homero; Divina Comédia, Dante Alighieri; As viagens de Gulliver, Jonathan Swift; e tantos outros ) para a cultura ocidental é marcado pela interação do leitor com a sociedade em que está inserido, então, com o passar dos séculos ficou mais fácil compreender a sua importância nos costumes, e, de como ainda hoje, eles marcam os seus leitores!"

A Ilíada e a Odisseia são atribuídas a Homero, que julga ter vivido por volta do século VIII a.C, na Jônia (lugar que hoje é uma região da Turquia), e constituem os mais antigos documentos literários gregos (e ocidentais) que chegaram nos nossos dias. Ainda hoje, contudo, se discute a sua autoria, a existência real de Homero, e se estas duas obras teriam sido compostas pela mesma pessoa. A Ilíada é constituída por 15.693 versos em hexâmetro dactílico, que é a forma tradicional da poesia épica grega, e foi elaborada num dialeto literário artificial do grego antigo que nunca foi de fato falado, composto de elementos de outros dialetos.

Odisséia: O poema relata o regresso do protagonista, um herói da Guerra de Troia, Odisseu (ou Ulisses, como era conhecido na mitologia romana). Como se diz na proposição, é a história do “herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a acrópole sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de tantos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros”. Odisseu leva dezessete anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos.

HOMERO. Ilíada e Odisséia. Trad. Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1969.