BOM PRA P... NOTA DEZ!
BOM PRA P... DEZ!
O churrasco estava marcado para o meio dia, e os convidados que eram os mesmos de sempre, começaram a chegar, mais de um de cada vez, Naquele dia, não havia nada diferente, a novidade era a presença do Dr. Queiroz, médico, com muitos quilômetros de amizade, com o José dos Passos, o anfitrião, da churrascada.
O ambiente onde acontecia o evento, era num “rancho” às margens do São Francisco numa pequena elevação cercada de árvores avantajadas, nos anos e no tamanho. Uma outra pessoa, chamativa era ESPETIM, figura de capital importância naquela região, porque era o responsáve3l pelas comedorias. Seu nome ou apelido, não se sabia, era voz geral, que derivava de sua figura, de magricelo agitado. ESPETIM tinha dois componentes negativos; fumava e tossia muito, fatos que chamaram a atenção do Dr. Queiroz.
A reunião, mais que animada, estava mesmo animadíssima, por conta da cerveja, e dos aperitivos, que suscitavam cantorias e anedotário. Não obstante a animação geral, quando todos já estavam mais do que satisfeitos, também se achavam felizes, com a barriga cheia e a mente satisfeitos, também se achavam felizes, com a barriga cheia e a mente renovada, o Dr. Queiroz foi onde estava o ESPETIM e depois de elogiar o seu churrasco e o feijão tropeiro, fez-lhe um convite.
- ESPETIM, ele disse, passa amanhã no meu consultório e pega um Xe para sua tosse, que esta braba. – Então eu não sei, respondeu o ESPETIM, -Ah.
Disse o médico, seria bom você maneirar no cigarro,
-Ah!. Respondeu ESPETIOM e fez aquele gesto com os braços cruzados diante do tórax. – Procê que eu vou largá.. o pito.
Semana seguinte, a churrascada e as mesmas pessoas, para apreciarem o churrasco do ESPETIM.
-A reunião estava chegando ao fim, quando o Dr. Queiroz, provavelmente querendo registrar sua presença, estabeleceu em voz alta, um diálogo com o Churrasqueiro
-ESPETIM, como você passou a semana? Melhorou?
-Melhorei muito. –Diminuiu a tosse? – Não; não melhorou, acho até que piorou., - E a falta de ar? – Também... – Também o quê? Insistiu o médico. ESPETIM , respondeu – Tá no mesmo ou pior.
- O que foi então que melhorou? Perguntou o doutor Queiroz, com uma ponta de irritação
-Bem, eu tava há uma semana de prisão de ventre. A barriga Oh! Deste tamanho, cheia de vento; não saía nada. Agora quando eu tusso, é aquela bondade: eu p... e continuou, pra p... seu remédio foi um tiro; nota dez!!
C.S.