A Despachada da Cecy

A porta se abre, ela dá seu famoso grunhido “Uiiinnnnn “, adentra sala de prancheta na mão e pergunta:

-Quem está precisando de reparos aí? -Deixe ver este seu mouse!

-O monitor tá beleza? -Suporte do Notebook também?

-Tá precisando de apoio para os pés?

-O que pode ser melhorado na ergonomia?

-Vamos. Fale; agora ou nunca!!!

Rsrsrsrsrs...Você já sabe de quem se trata, não?

Isso mesmo; é a espevitada da Cecy, que cuida da saúde das pessoas de nosso canteiro de obras aqui em Brucutu.

Louca de jogar pedra – diga-se de passagem.

Corre pelas mesas e é chegada a minha vez:

-Que tá ruim aí sô Zé? -Tá precisando de que?

Levantei e lhe apontei a cadeira.

-Senta pra você ver!

Ela assentou-se e olhou pra cima e trás, assustada.

Peguei no encosto e a sacudi de um lado a outro.

-Que isso? Tá doido home? Perguntou.

-Você não está procurando por ergonomia?

Então? É isto o que sinto, com este pessoal passando o dia todo, entre eu e esses dois armários nas minhas costas.

Tá vendo aquela porta lacrada ali? Apontei.

Já bati a trena e um deles cabe à sua frente.

Deu mais um grunhido, arregaçou as mangas e disse: é pra já.

Daí pra frente o que se viu e ouviu foi um arrastar de lixeiras, cadeiras, descartar de pastas, capacetes caindo, eu pedindo calma à ela; calma Cecy, calma Cecy. Ela grita: Zé Roberto pega daí.

Eu pego na ponta pra ajudar, ela manda: sai daí que ocê num guenta, Carlão olha assustado de sua mesa, por cima dos óculos. As meninas do lado chegam pra ver o que tá acontecendo. No arrasta daqui e dalí, a parte de baixo do armário começa a desmilinguir-se - tava sobre água no container - eu disparo a rir, os farelos de madeira podre e inchada exalam um fedor de bosta de cavalo danado por toda a sala, eu rio mais ainda, olho pra porta com medo do chefe chegar, corro ao banheiro com o fígado opilado de tanto rir, acho uma vassoura. Ufa!!! Nossa mãe, que diabo de bagunça eu fui arrumar, rsrsrs. Olha só com quem fui me meter, rsrsrs!!!

Dia seguinte, passado o susto, com a sala limpinha e perfumada que Maria (Xidú) arrumou, móveis nos lugares, cheguei à seguinte conclusão:

Louvável a iniciativa da chefia que, num lance de capacidade, -ou mesmo de sorte -, não poderia ter escolhido ninguém melhor que Cecy, para tão delicada e sublime missão.

Sim! Ela que tantas palestras já proferiu no DSS – Diálogo de Saúde e Segurança, sobre:

Capacidade de trabalho

Eliminando

Condições

Inseguras

Ela que sempre esteve preocupada em assegurar o nosso conforto e segurança para desempenharmos bem a nossa função.

Parabéns à – “Uiiinnnnn” que é uma baixinha guerreira e “Porreta”.

Ela nunca deixa pr’amanhã, o que pode ser feito hoje!

Parabéns Cecy; nome próprio de quem tem pensamentos progressistas, de quem ama a liberdade, a mudança e variação e sobretudo, de quem tem possibilidades de criação.

Acredite Cecy. Você vai longe!

Afonso Rego
Enviado por Afonso Rego em 25/01/2012
Reeditado em 27/01/2012
Código do texto: T3461792
Classificação de conteúdo: seguro