SOLIDARIEDADE. ALENTO DE UMA TRAGÉDIA!



É fato indiscutível que ao longo dos tempos enumeras tragédias acometeram a sociedade, algumas provocadas notoriamente pelo próprio homem e outros pelos mais diversos fenômenos naturais. Mas se pararmos para analisar, essas tragédias na grande maioria das vezes, desencadearam uma onda de boas ações provocadas por um sentimento humanitário cujo no meu dialeto eu entendo por solidariedade.

Só para se ter uma idéia, desde que me entendo por gente, digo década de 80, no mundo ocorreram vários incidentes de proporções catastróficas, dentre as quais posso citar Bhopal, Chernobyl, o atentado às Torres gêmeas, Tsunami na Tailândia e o Furacão Katrina. Todos eles cumprindo o seu papel social de gerar comoção, ou como diz a Bíblia Sagrada, “quebrantar corações”.

Mas se pensam que as catástrofes são privilégios do passado... Ledo engano! Receio informar que recentemente tivemos no Japão um Tsunami de grande proporção que não apenas vitimou milhares de pessoas na tragédia, como também provocou um acidente nuclear na Usina Nuclear de Fukushima.

Eu não poderia terminar vendendo as tragédias como um mero produto de exportação, omitir que no Brasil também ocorre tragédias e, sobretudo que o Brasil está entre os campeões em solidariedade. Olha! Longe de mim querer presumir que exista recompensa justa para um sofrimento e/ou dor da perda, mas até me arriscaria dizer que a solidariedade é o alento de uma tragédia.


A Alma de um Poeta(Pinho Sannasc)
Enviado por A Alma de um Poeta(Pinho Sannasc) em 25/01/2012
Reeditado em 25/01/2012
Código do texto: T3460797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.