Lembranças
Faz alguns minutos que olho fixamente para o retrato na parede. Aquela imagem tão representativa para minha família me fez pensar quão importante são as lembranças na vida da gente. É uma recordação de meus bisavós, dona Rosa e senhor José Herculano em suas Bodas de Diamante, alguns anos antes do meu nascimento. Apesar de nunca tê-los visto sinto fortemente em mim a importância daquele momento, facilitada é claro por aquele pedaço de papel emoldurado e posto no lugar mais visível da sala de minha tia.
Acho que a função das coisas que guardamos de lembrança é mesmo essa: nos fazer reviver momentos, sentir no coração a emoção daquele instante que passou, mesmo que nem tenhamos estado lá. Durante toda minha adolescência guardei coisas pequenas e sem valor material: papel de bombom, cartões de natal, guardanapos, panfletos, convites, cartas, fotos, etc. e graças a isto eu posso ainda recordar a felicidade que tive naqueles dias que não tornaram a se repetir. São pequenos fragmentos que me transportam a grande lembranças. Me faz tão bem.
Escolhi estudar História, e não foi por acaso. Descobri que era bom lembrar. Viajar no passado e descobrir seus segredos. Me arrepio à cada regressão, cada pedacinho dos tempos remotos me dá a chance de viver um pouco naquela época. Respiro fundo e mais uma vez olho pro retrato na parede e lá estão eles de mãos dadas. Fico imaginando os motivos daqueles dois sorrisos singelos. Me sinto do outro lado da câmera fotográfica.