INFERNO ASTRAL
CHEGANDO O NATAL, QUIS ESCREVER SOBRE ELE, OBSERVANDO AS TORRENTES DE GENEROSAS POESIAS E CRÔNICAS QUE ESCORRIAM DAS PENAS NO RECANTO.NADA. RELAXEI E LEMBREI QUE EU ME ENCONTRAVA EM MEU INFERNO ASTRAL.
ABSOLUTAMENTE NADA SAÍA, PORQUE DE FATO, NATAL VEM PARA MIM CARREGADO DE UM NADA TÃO PROFUNDO QUANTO OS BURACOS NEGROS DESTE UNIVERSO QUE ESTÁ AÍ.
CONFESSO QUE JÁ TENTEI GOSTAR DAS LOJAS CHEIAS, DA BRIGA PELAS ROUPAS NAS ARARAS, DA COMIDA ENGORDURADA, NEM DE RABANADA EU CONSIGO GOSTAR! PUTA MERDA! SEREI CRUCIFICADA! A HEREGE!
MUITO A CONTRAGOSTO, ACENDO UMA PEQUENA E BARATA ÁRVORE, CUJAS LÂMPADAS NÃO CONSEGUEM SEQUER AQUECÊ-LA...NA TENTATIVA DE SENTIR O TAL “ESPÍRITO NATALINO”, CHAMEI A GALERA AMADA, COMPREI ALGUMAS COISAS, TAL COMO MANDA A TRADIÇÃO: COMIDAS, BEBIDAS E PRESENTES TÍPICOS.
DESFIADO O ROSÁRIO DE JUNTAR TODOS (SIM, FOI DIFÍCIL, APESAR DE NOS AMARMOS, ACREDITEM) ANTES DA CHEGADA DE TODOS, ROLOU DISCUSSÕES, INSURREIÇÕES, CONVERSAS VELADAS AO TELEFONE, TRÁFICO DE INFORMAÇÕES, SUPOSTAS TRAIÇÕES... PARECIA ENREDO DE NOVELA!
TODO MUNDO JUNTO, BOLSAS ESPALHADAS PELO CHÃO, ROUPAS E OBJETOS PESSOAIS ATÉ O TETO, TAPETE NOVO CHEIO DE TERRA, É CHEGADA A HORA DE, ENFIM, EU SENTIR O NATAL DE VERDADE.
MINHA GELADEIRA JÁ PISCA PELA ENORME QUANTIDADE DE CERVEJA E COMIDA COMPRADA (HAVIA A PROMESSA DE UM CHURRASCO), A CORRIDA PARA FAZER O ALMOÇO NATALINO PARA OS BRITÂNICOS AQUI INSTALADOS, RECEBO A NOTÍCIA DE QUE O RECÉM-CHEGADO NAMORADO DA IRMÃ “NÃO BEBE CERVEJA”, EVIDENTEMENTE, BEBER VINHOS CAROS NÃO É OPORTUNIDADE QUE SE TEM TODO DIA... RS... PERDOADO. É NATAL.
NA CORRERIA PARA MANTER A CASA FUNCIONANDO E AGRADAR A TODOS, A FAMOSA CEIA FOI ESQUECIDA. SÓ RINDO NÉ! EU ESQUECI DE FAZER A CEIA! (LEMBRE-SE DA PROMESSA DO CHURRASCO) E O BATALHÃO DE MULHERES NA CASA, TAMBÉM NÃO SE PREOCUPOU, POR RAZÕES DESCONHECIDAS, EU ACREDITEI QUE TODOS NÓS PODERÍAMOS COMER NA CASA DO SOGRINHO, AFINAL DE CONTAS, É SEMPRE LÁ QUE O VERDADEIRO NATAL ACONTECE!
LÁ PELAS NOVE DA NOITE, UMA FORTE CHUVA CAI E TODOS ARRUMADOS, OLHAM PARA A MESA VAZIA, A FESTA ROLANDO AO LADO, E PARA MINHA SURPRESA, SOU COMUNICADA QUE NINGUÉM VAI PARA A CASA DO MEU SOGRO COMER POR RAZÕES ESTRITAMENTE RELIGIOSAS E TINHOSAS... UM MOTIM??
ESQUECI-ME QUE NA MINHA CASA SÓ HAVIA RELIGIOSOS ANTI-NATAL, AGORA PUTOS PELA CEIA NÃO OFERECIDA.UMA TENSÃO PERMANECEU NO AR NATALINO, MATRIMONIAL E FAMILIAR E, PARA COMPLETAR, É ANIVERSÁRIO DO MARIDO, NÃO MERECE TADINHO, LEVAR UM ESPORRO-DESABAFO PELA MINHA LOUCA AVENTURA NATALINA.
RESOLVI ENTÃO, ÀS ONZE HORAS, FAZER UM TRÁFICO DE CEIA PARA MEUS FAMINTOS FAMILIARES. NESSA BRINCADEIRA, NADA COMI. DEPOIS DE PROVIDENCIADAS ALGUMAS MARMITAS, APAGO AS VELINHAS DO BOLO DO MARIDO E AO RETORNAR À MINHA CASA, DESCUBRO QUE ELES PREFERIRAM COMER PIZZA... MELHOR IR DORMIR.
NO DIA SEGUINTE, PARA MINHA SURPRESA, DESCUBRO QUE NA CALADA DO ALVORECER, ALGUNS REBELADOS ABANDONARAM A HEREGE CASA.
FELIZ NATAL!