Sobre a Origem das Piadas sobre Gaúchos

SOBRE AS PIADAS DE GAÚCHO

Jorge Linhaça

As piadas de gaúcho, com esse cunho digamos assim , boiolesco ( rsrsrs), tiveram origem, talvez, em Pelotas, já que os grandes fazendeiros de lá, no auge de sua riqueza, mandavam os filhos para estudar na França, de onde voltavam com seus costumes estranhos á cultura local, sendo considerados afeminados pelo modo de se vestirem e se comportarem.

Imaginem só um cidadão vestido de camisas de babados, lencinhos perfumados, trejeitos delicados de cavalheiro, fala correta, cortejando as prendas gaúchas, em contraste com os peões de maneiras rudes, barbudos, vestidos com suas bombachas e lenços vermelhos.

Natural que os criados nos pampas se sentissem incomodados e fizessem lá as suas pilhérias.

Como gaúcho sempre teve fama de ser muito macho ( segundo eles) imagine-se o transtorno sócio cultural que isso gerou, na verdade um prato cheio para que, com o passar dos tempos as piadas sobre o povo de Pelotas fosse ganhando umA conotação mais generalizada, abrangendo assim todo o povo do Rio Grande do Sul...afinal é mais facil se contar uma piada falando de gaúcho que todo mundo sabe o que é do que de pelotense... que muitos ignoram do que se tratar.

Assim sendo, o que se tratava de uma questão regionalizada entre os gaúchos, ganhou ares mais nacionais, num claro exemplo de como o feitiço acaba se virando contra o feiticeiro.