_As máscaras

.:.

Oito horas e dez minutos de uma manhã de terça-feira.

O tenente Lascare abre a porta. Pede permissão para entrar. Do birô, a não mais que cinco metros de distância, o general esbraveja[1]:

– Isso lá são horas de chegar ao quartel, tenente! O expediente inicia oito horas da manhã, camarada, ou você esqueceu disso?

– Mas general...

– Não pedi sua opinião, combatente! Pode ir.

O tenente presta a deferência[2] habitual e se retira, ainda ouvindo intempestivos[3] comentários do oficial-general.

Seis horas da manhã do mesmo dia. O general, ainda em trajes menores, dirige-se ao banheiro. Despe-se. Senta-se... Lê algumas páginas do periódico “Os Petralhas”. Levanta-se. Dá uma olhadinha. Ouve-se o barulho da descarga.

.:. # .:. # .:.

O fórum está uma correria só. Haverá Tribunal do Júri. A sessão foi marcada para nove horas. Um dos acusados é de alta periculosidade. O caso teve repercussão nacional. Lentes curiosas, tentando o melhor ângulo para a melhor foto e imagem, esbarram-se pelos corredores. O povo quer justiça; a imprensa, a notícia.

Dez horas da manhã. Inicia-se o procedimento. Advogados falam. Testemunhas falam. De repente, gera-se um princípio de balbúrdia[4] motivado por declarações do réu. O magistrado, incontinenti[5], bate o martelo:

– Silêncio! Eu exijo silêncio! Estamos num tribunal, senhoras e senhores! Ou mantemos a ordem ou interrompo a sessão!

Vô, acorde! – é a netinha do magistrado que o desperta. É período de férias escolares e o Meritíssimo juiz tem visitas ilustres em casa. Ele se espreguiça. A netinha já está por sobre ele, pulando em cima do avolumado bucho do avozão. O magistrado solta flatos[6], sob os protestos veementes[7] da neta, e se dirige ao banheiro onde termina o que já fora anunciado. Ouve-se o barulho da descarga.

..#:#..

Doutor, doutor! Entrou um paciente grave na emergência.

– Já verificaram se tem plano de saúde? – é a resposta do médico.

– Não deu tempo... Entrou muito grave.

– Veja se está com a carteirinha. Tem acompanhante? Na dúvida, peça a caução [8], ok! Já estou indo...

O médico chega minutos depois, mas o paciente já está em óbito, teve êxito letal.

O plantão fora exageradamente complicado. Muitas ocorrências graves, muitas intercorrências[9].

Durante o lanche noturno, o doutor comeu algo “reimoso” para o organismo e o processo metabólico decidiu expurgar[10] rapidamente o que fora digerido, transformando o quilo numa pastosa mistura, de fétidos odores.

Falta pouco para o término do plantão. O doutor está no troninho. De tantas revisitações ao vaso, encontra-se como dama requintada à mesa, em festa chique: se pudesse, ele se limparia passando, suavemente, o lencinho “na boca”.

..#:#..

Onde está o engenheiro da obra? Com uma morosidade[11] dessa a gente não entrega esse prédio nunca! – são os gritos do dono da construtora. Ele descarrega toda a ansiedade no peão, no primeiro que encontra.

– Pois não, seu Oswald!

– Meu amigo, esse treco não está andando por quê? Isso aqui é obra e obra tem que andar, tem que decolar! Temos prazos e prazos devem ser cumpridos, ora!

O engenheiro, já acostumado com os faniquitos do patrão, escuta sem sobressaltos, gesticulando com a cabeça.

– Ponha isso pra andar ou cabeças rolarão, entendeu?

– Sim, senhor!

O stress desajustou o aparelho digestivo do seu Oswald e uma fininha, a famosa, o pegou de surpresa. Ele precisou ir ao sanitário obrar, às pressas. Ouve-se o pedido:

– Alguém tem PH[12] aí?

– Tem não, senhor! Fizemos o pedido na semana passada, mas ainda não chegou. – responde o engenheiro.

..#:#..

Anos depois. Dia 2 de novembro...

No único cemitério da cidade estão ladeados: o General, o Excelentíssimo juiz, o Doutor e o grande senhor Oswald.

Num dos túmulos, localizado na área pobre do campo-santo, encontra-se uma senhora que chora pelo marido morto brutalmente por traficantes, durante um assalto. O criminoso fora condenado, mas tinha sido solto pelo indulto[13] de Natal. Em liberdade, praticara novos crimes e, num deles, durante a fuga, alvejara o companheiro da senhora – bala perdida – e mais três policiais. Os quatro morreram – três no local. O cônjuge da sexagenária ainda chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no hospital por causa da demora no atendimento.

A esposa do general também já faleceu. Alguns netos reverenciam o avô, silenciosamente.

O magistrado era divorciado e a esposa só tivera filhos nascidos de união estável posterior.

Os familiares do médico, filhos e netos, atribulados com a correria da profissão, estavam de plantão, todos, e não visitaram o patriarca.

O seu Oswald, estrangeiro, ficou sem o perfume das rosas. Ninguém levou flores pra ele – a família recusou enterrá-lo no país de origem e agora ele descansava em paz, na solidão de entre continentes.

E a senhora, inconformada, teimava em chorar, como o fazia desde o primeiro dia da viuvez, rogando a Deus por justiça ainda aqui na terra.

..#:#..

Na fashion week da mesma cidade, uma modelo famosa, top model, acaba de destratar uma das camareiras, exatamente às 18h. Ainda era dia de finados.

Durante o voo, entretanto, a jovem e exuberante moça, loira natural, pernas longas, sorriso fácil nas passarelas, mas de semblante fechado fora delas, passou mal e teve que se dirigir, às pressas, ao toalete.

Uma criança, no auge dos oito aninhos, apegada material e sentimentalmente ao novo celular recebido da avó, a senhora Perpétua Rosário Dasdores, comenta:

– Vó, a senhora sabia? Ela demorou 15 minutos pra voltar!

– A pobre moça estava fazendo amenidades, meu netinho. Amenidades!

[1] Grita

[2] Respeito, consideração.

[3] Inoportunos

[4] Algazarra, confusão

[5] Imediatamente, sem demora.

[6] Gases

[7] Enérgicos, fortes

[8] Garantia, penhor, segurança

[9] Ações ou efeitos de sobrevir ou de se meter em permeio. Ocorrências que interrompem. Alternativas, variações.

[10] Purificar, limpar

[11] Lentidão

[12] Papel higiênico

[13] Anistia, perdão, remissão

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 21/01/2012
Reeditado em 23/02/2012
Código do texto: T3454128
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.