Visão Parcial
Jorge Linhaça
 
Hoje, em plena era da globalização, onde a palavra holística anda tão em moda, parecemos fadados a repetir a estória dos cinco cegos tocando um elefante. Cada um percebe o mundo apenas de acordo com o fragmento que lhe vem às mãos.
O elefante é uma árvore...uma vassoura...uma mangueira, um edifício alto...etc.
Muito dessa visão reduzida e míope se deve à proliferação do senso comum, da massificação das idéias, hoje rebatizadas de "politicamente correto".
Nem tudo que é politicamente correto é prejudicial, mas o termo tomou tais proporções que tornou-se quase que uma imposição no dia a dia.
Eu acho até mesmo engraçado quando alguém diz que determinadas religiões interferem no livre arbítrio das pessoas por aconselharem a castidade ( não confundir com celibato)  e a abstinência de drogas lícitas ou ilícitas. No entanto essas mesmas pessoas seguem alegremente qualquer propaganda de TV ou comportamento referendado pela exaustiva repetição em programas televisivos.
O mais engraçado é a hipocrisia do ministério da saúde , aliada à falta de consciência dos donos de boteco.
Os fumantes estão sendo cada vez mais cerceados do seu "direito de fumar" , a indústria do fumo foi banida das propagandas televisivas, no entanto as bebidas ganham cada vez mais espaço no horário nobre, como se a bebida não causasse danos à saúde do indivíduo e nem ao seu semelhante.
Eu desconheço que existam casos de assassinatos ou acidentes de trânsito causados porque alguém fumou um cigarro antes de dirigir...Não sei se existe algum relato de violência doméstica causado porque o marido ou a esposa chegou em casa alterado depois de fumar um ou dois maços de cigarro...já em relação à bebida, tão tolerada pelo ministério da saúde é agente facilitador ou causador de ínumeras perdas de vida, inclusive de inocentes. Vejam bem, não estou fazendo apologia ao cigarro, apenas mostrando que existem dois pesos e duas medidas, o que causa mais mortes é tolerado enquanto que o outro é praticamente criminalizado pela sociedade.
A tal corrupção que tanto indigna a tantas pessoas neste nosso Brasil, faz parte do habituê da maioria da população...furar fila é ato de corrupção...ser atendido primeiro por ser amigo de quem quer que seja entra no mesmo rol dos que guardam dinheiro público na cueca...Para que a corrupção seja extirpada das altas rodas, é preciso que deixemos de ser um país de corruptos, do toma lá dá cá, da troca de favores...até lá, seremos tão hipócritas quanto os veículos de comunicação que se mantem às custas de concessão ou dinheiro público gasto em assinaturas de revistas ou jornais e fingem não ver a bandalheira daqueles que os sustentam.
Alguém sério, neste País, acredita que existe algum partido político onde a tal corrupção não role solta ? A única diferença está no destaque que a mídia dá ( ou não dá ) a algum escândalo, a diferença está nos jornalistas investigativos que preferem segurar apenas a tromba do elefante.
Já o rastro de excremento deixado pelo paquiderme é silenciosamente varrido para baixo do tapete pois é dele que determinados "profissionais" retiram o seu sustento.
Ninguém vai querer matar a sua galinha dos ovos de ouro, não é verdade?
Não importa se isso seja desonesto e parcial, não importa que a população desavisada não se de conta do tamanho e da forma do elefante...o importante é dar-lhes a tromba.
E, entre um gole de cerveja ou cachaça e outro, ou até mesmo de wisky para os mais exigentes, "esquecem-se" os problemas qual um virgem Bialiana que se esquece que deu.
 
   
Salvador, 21/01/2012