REFLEXÕES

Nuvens plúmbeas num céu de verão que ficou frio. Após uma estiagem de quase dois meses a chuva deu as caras, timidamente chegou, mas logo se foi, deixando em seu lugar um dia outonal. O Rio Grande do Sul sofre com a seca que já devastou lavouras, dando muitos prejuízos aos agricultores. A Região Sul sempre se destacou pelo plantio em grande escala e até já foi considerada "Região Celeiro do Brasil". O clima subtropical, que tinha bem definidas as estações do ano, hoje assim já não se comporta. É frio no verão, calor no inverno, secas prolongadas, chuvas torrenciais. E nessa babel toda quem mais sofre prejuízos é o agricultor. Óbvio que o consumidor também sente as consequências, porque a escassez dos produtos agropecuários tendem a aumentar o preço dos produtos. Mas tem agricultor que perde todo o trabalho de meses, em virtude da seca ou da enchente. Porque agricultor depende do tempo. E o tempo anda inclemente de uns anos para cá.

Não vou entrar no mérito da questão discorrendo sobre os motivos dessa brusca mudança no clima. Isso todo mundo anda cansado de saber. Apenas me sinto angustiada, porque ninguém tem poder sobre o clima. E quem depende dele para sobreviver deve estar, seguramente, muito mais angustiado do que eu.

Até quando o homem vai ignorar que é da terra que depende a nossa sobrevivência, que só temos esse Planeta para a continuação da espécie?

Giustina
Enviado por Giustina em 21/01/2012
Código do texto: T3452711
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.