Marília, a Má Paciente

Quando Dona Marília completou 55 anos, recebeu um puxão de orelha de cada membro da família. Não ia ao médico há quase meia década. Sentia-se ótima e achava que tinha coisa mais importante para fazer. Mas de tanto ouvir reclamação, acabou cedendo e marcou uma consulta com o Dr. Pompilho. Já na sala de espera lembrou o porquê de tanta protelação! Depois de duas horas de atraso, não tinha mais posição para ficar naquele sofá chique e desconfortável. “Esses médicos não sabem escolher sofá de espera! Será que nunca vão a medico? “

- Marília Testone! - Finalmente a assistente do doutor chamou seu nome. Dona Marília levantou-se sorrindo e dirigiu-se à sala de consulta. O médico estava sentado, debruçado sobre as anotações e foi falando sem perder tempo:

- Boa Tarde. Muito bem, vamos lá – Ele falava calmamente cada palavra, como se tivesse ensaiado o momento - ... Marília, 55 anos... O que!!! - De súbito o tom de voz mudou, como num reality show - Última consulta janeiro de 2007! A senhora perdeu o juízo Dona Má...– Finalmente ele levantou os olhos da ficha, ficando surpreso com o que viu - Mas como está bonita mulher!! Você fez plástica? Errei na idade? Podia jurar que tem 45!

Ela sorriu pensando “um a zero!” Por alguns instantes viu-se o homem por trás do profissional - Não parece, mas eu me cuido doutor! Faço academia e tenho hábitos saudáveis!

Ele pareceu desconfortável novamente. Era hora da bronca, não do elogio! Elogio é pro final da consulta, pra paciente obediente.

- Vamos lá Marília – ela sorriu satisfeita com o descarte do “Dona” – O que a traz aqui?

- Ué doutor? Visita de rotina! O senhor que vai me dizer!

Marília recebeu mais um olhar desconcertado! Mas logo ele retomou aquela serenidade comum aos médicos. – Alguma queixa?

- Sim doutor, seu sofá é desconfortável!!!

- Dona Marília! – ah, agora ela já era Dona de novo, porque será?

- Quero saber da sua saúde!

- Ah sim, claro. Estou ótima doutor! E já trouxe o resultado dos exames de sangue. Obrigada por mandar as requisições por fax.

Dr. Pompilho foi anotando tudo na ficha enquanto repetia os resultados em voz alta, aparentemente satisfeito (aparentemente) – Colesterol , anemia, glicemia, triglicérides....todos os níveis estão melhores em relação aos últimos exames. Está tomando os remédios certinho?

- Na verdade não doutor! Apenas cortei certos alimentos. Nada de frituras, nem refrigerante e cortei o anticoncepcional.

O médico agora olhava impaciente para a paciente – Não está tomando os remédios! Bom, já é crescidinha! Espero que saiba bem os riscos que está correndo!

Ao contrário do médico, Dona Marília tinha paciência de sobra – O senhor quer que eu assine um termo de responsabilidade?

Ele tirou os óculos e deu-lhe mais um olhar de incredulidade. Como estava bonito o doutor. Cabelos grisalhos, olhar duro. Podia ser contratado para o novo 007!

Continuou a entrevista ...

- Hum... – o médico voltou às suas anotações, em busca da verdade! – Em 2007 você relatou uma candidíase crônica que não cedia à medicação.... recomendei que você usasse calsinhas de algodão, melhorou?

- Bom doutor, as calcinhas não deram certo. Meu namorado não gostou! Mas da candidíase fiquei curada. Consultei o Dr. Google e cortei uma série de alimentos: geléia, açúcar, aveia, vinho, reduzi o leite, a farinha refinada, o chocolate... O senhor não vai anotar isso na minha ficha Dr. Pompilho?

- Minha querida, não há qualquer prova científica que esses alimentos estejam ligados à candidíase. A senhora precisa tomar o remédio que eu prescrevi!

- Mas eu tomei lembra doutor, não resolvia! Isso o senhor anotou aí na ficha!

O doutor coçou a cabeça deixando os cabelos de Clarke Gabel em desalinho- Continuemos. Então senhora se separou! Anotei aqui que seu marido era vasectomizado! – Mais um levantar de olhos para a paciente – Que método contraceptivo você está usando?

- Camisinha doutor!

O médico lhe deu o primeiro sorriso espontâneo!

- Viva! Alguma coisa está fazendo certo afinal! Mas agora fiquei curioso. Tenho aqui anotado na sua ficha que seu ex-marido fez a vasectomia porque a senhora não se dava bem com o preservativo por alergia a látex. Como é isso?

Dona Marília deu mais um de seus belos sorrisos! “Dois a zero!” – Ô doutor, o senhor nunca ouviu falar em camisinha sem látex? Mais um achado do Doutor Google. Ela é três vezes mais resistente, três vezes mais fina e não dá reação alérgica!

- E qual o nome dessa maravilha?

O tom era irônico, mas Dona Marília sorriu deliciada ao ver o médico esperar pelo nome com a caneta em riste, pronto pra anotar na ficha: única!

Quando a consulta chegou ao fim, o médico a levou à porta como costumava fazer logo quando tornou-se sua paciente. Após um chacoalhar de mãos, disse-lhe realmente preocupado:

- Marília, espero você daqui a seis meses. Por favor, seja consciente. O que está em risco aqui é a sua saúde!

Ela deu um suspiro como era esperando de uma boa paciente, e balançou a cabeça que sim. Mas desviou os olhos, como sempre fazia quando mentia.