Palavras de culturas locais
 
O nordeste em especial é muito rico na produção de palavras tradicionais da cultura local. São usos e costumes de nomes que em outras regiões do país não é conhecido.
Sempre tive essa preocupação. Cheguei a listar umas expressões que culturalmente ó se conhece naquela região.
Estive na Paraíba no início desse mês e numa feirinha de artesanato procurava uma camiseta para dar ao meu marido. Escolhi uma que achei bem discreta, bem ao modo do gosto dele. Achei-a bem simples com um retângulo na altura do tórax. Observando vi que era exatamente o registro de algumas palavras culturais usadas naquela região. Então resolvi registrar aqui neste texto com a intenção de saber se alguma pessoa de outra região identificaria alguma delas.
Vou citar algumas e a definição das que conheço:  BIGODETE, TUIA (coisas juntas uma em cima da outra), ARISIA, ESTRIDADO (cheio de dinheiro), BOIAR ( sobrar numa situação de namoro), ARROCHADO, RABISSACA, VAREI, MALAMANHADO (indivíduo desajeitado, desarrumado), QUENGA (mulher fácil), GUELAR, PABULAGE (dizer o que não é, se gabar), DISTRENADO (sem jeito com vergonha), DONZELA (virgem), ARRIPUNAR (se arrepiar ou ter nojo de algo), FURDUNÇO (confusão), PANTIM, FUBENTO, GOIPADA (vômito líquido), ENTOJO (mulher grávida com enjôo) , INCRIQUIADO, AMIGADO (casal junto sem casar),PUCHAVANCO ETC. ETC.
Enfim, são muitas palavras , noutro texto citarei mais.
Maducar
Enviado por Maducar em 19/01/2012
Código do texto: T3450532