Fechar os olhos é a solução?
O País dos Olhos Vendados
Jorge Linhaça
 
Confesso que fico incomodado quando alguém do dito meio intelectual e cultural ( e são tantos), optam pelo silêncio em relação a assuntos que dizem respeito à forma como são tratados os demais habitantes de nosso país , como se fossem todos um bando de emburrecidos  que não tivessem salvação.
Eu não sei qual o papel que cada um entende ter enquanto escritor ou ativista cultural mas tenho em mim a impressão de que cultura e literatura , incluídas obviamente na educação, deverima servir de ferramenta para alertar e combater certos "costumes"  impostos ao povo brasileiro através da escravatura da TV e outras mídias.
Foi-se o tempo me que a classe intelectual gerava em seu cerne contestadores e combatentes do estado de coisas com os quais se confrontavam.
Notícias recentes dão conta de que a tal Rede Globo adquiriu os direitos da marca Big Brother até o ano 2020...ou seja, ao menos por mais oito anos, nossos jovens e adolescentes estarão sujeitos a todo tipo de lixo que possa brotar "poéticamente " da cabeça de Pedro Bial e sua trupe.
Acreditem se quiserem mas, apenas no Brasil o tal programa é transmitido em horário nobre na tv aberta, emquanto no resto do mundo foi praticamente banido desse veículo de midia e comunicação.
Esse esforço contínuo de emburrecimento da população só torna-se possível pela omissão daqueles que , unindo forças, poderiam agir no sentido de tirar tal corruptela de diversão do ar.
Claro que existem aqueles que esperam , vendando seus olhos, em algum momento receber as benesses da dita emissora quiçá divulgando algum trabalho seu.
Vivemos na terra dos olhos vendados, onde fingimos não ver o que se passa oa nosso redor e fingindo que isso em nada nos afeta, restringindo o nosso universo ao nosso próprio umbigo.
Não nos afeta a pobreza alheia...não nos afeta o apelo contínuo ao adultério, ao consumo de bebidas e á violência contidos em vários programas. Usamos o controle remoto para desligar a TV e fingimos que nada disso afeta o nosso mundo.
Pois lamento informar que afeta , e muito, embora de manira indireta.
De que adianta alegarmos que lemos livros, que nos informamos, que partimos para projetos concretos se deixamos de perceber que um povo emburrecido e alienado  jamais irá consumir nossa produção literária?
Para mudar o mundo é preciso mudar a visão dos indivíduos e isso não se consegue fingindo que a sociedade, como um todo, não jaz refém de várias máfias.
Na terra dos olhos vendados, quem tem um olho é rei, ou talvez mais um prisioneiro condenado á masmorra da indiferença ou ao degredo da sociedade.
No entanto, prefiro ir parar na masmorra ou no degredo, ser condenado ao ostracismos de meus textos do que compactuar, ainda que veladamente,
 com o estado de coisas que me incomodam.
A força do que é ruim, reside exatamente nio silêncio dos que poderiam fazer a diferença, na inação dos que relutam em enovolver-se em qualquer polêmica contra os poderososo. 
Se fomos agraciados com a centelha divina da inteligência e da inspiração, com a capacidade de nos expressarmos em palavras ditas e escritas, cabe a nós fazermos uso desse dom para combater aquilo que é errado, signifique isso contestar as ações de um indivíduo ou de uma instituição.
Se permanecermos todos de olhos vendados, por nossa própria opção estamos contribuindo para o surgimento de uma nova idade das trevas, por mais tecnológica que ela se apresente.
Os antigos iluministas cerraram fileiras para combater o poder da igreja romana e seus conchavos com os poderosos.
Foram perseguidos, ridicularizados, alguns até torturados, como Galileu, mas seu trabalho rendeu frutos que levaram à reconstrução da sociedade, ao progresso científico.
Hoje o nosso trabalho é semelhante, reconstruir o ser humano, feito marionete  pelos que detém o poder de invadir suas casas através das telas de televisão, solapando todo o senso moral  ético que ainda possa existir no âmago de cada cidadão.