O MAL DE ALZAIMER E O SENHOR CLEMENTE

O MAL DE ALZAIMER E O SENHOR CLEMENTE

O Sr. Clemente era um rico fazendeiro da região da Serra do Cipó/Santana do Riacho/MG = Brasil. Tinha ele 7 filhos, dentre eles Maria José e Joana. Moçoilas de dar água na boca de qualquer rapagão.

Ele já estava entrado em janeiros. Porém, mantinha-se firme no leme da condução dos negócios da família. Levantava-se cedo, ordenhava as vacas leiteiras, dava o milho para os patos e as galinhas e liberava a pedra-mor para a feitura da farinha de milho e do fubá mimoso.

Valdir se enamorara de Maria José. Joana ainda não tinha pretendente. Os rapazes cuidavam dos quefazeres da fazenda, além de domarem cavalos xucros e tosarem os carneiros. O Sr. Clemente sempre tomava seu café acompanhado da esposa... Dileta esposa que vivia às custas do seu marido e de ninguém mais.

Os dias passavam céleres. Os anos também. À época certa a fazenda recebia os reis e rainhas do congado e o do Divino, que sempre encontrava a porta e a janela abertas. Seu Clemente era trabalhador, forte e sempre demonstrava gratidão ao Deus Senhor pela fartura e pelas bênçãos recebidas.

Contudo, porém, todavia, o tempo não para e a velhice é a pior doença que o ser vivente enfrenta, durante toda sua vida. Nascer é o início do morrer. Somos mortais. Entretanto, podemos deixar nosso rastro, como um cometa ou uma estrela-maior.

Com o passar do tempo o seu Clemente começou a demonstrar perda da memória e a ter insônia. Comia pouco. Gostava de um bom pedaço de queijo. Seus filhos tudo faziam para que o pai não tivesse amnésia. Suas filhas o tratavam com carinho e amor filial. Entretanto, o Sr. Clemente aos pouco ia tendo o cérebro murcho, carcomido pela doença de alzaimer.

O tempo continuava passando. Os filhos cada um para o seu lado e à Joana coube a felicidade de cuidar do pai-velho. Ele ainda viveu muitos anos até que numa manhã de outubro, brincando com seus brinquedos o Sr. Clemente ¨bateu as botas¨.

À família e familiares coube o choro da perda. Coube a saudade daquele homem valente, trabalhador e exemplar pai de família. Ainda ontem, Joana que possui dois dentes de ouro na boca contou-me da saudade que sente do pai.

F I M.

Luiz Limagolf.