A RESILIÊNCIA
Diante de acontecimentos que nos cercam, fico pensando o quanto, algumas pessoas são fortes.
A psicologia até emprestou um termo que é da Física: RESILIÊNCIA. Para exemplificar pessoas assim.
O dicionário Aurélio define: "É a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando situação critica".
A palavra Resiliência origina-se do latim Resilio, e significa retornar ao estado anterior.
Algumas pessoas, com certeza são mais resilientes no enfrentamento dos problemas e dores da vida, do que outras.
Ser resiliente é, segundo a noção da psicologia moderna, ser maléavel aos obstáculos da vida, sendo capaz de transpó-los, sem se deixar abater demais.
É ter habilidade em manter-se sereno diante dos problemas e conflitos.
Tenho visto pessoas muito resilientes a minha volta.
Por exemplo, uma mãe que mesmo diante da dor da perda de um filho, sabe se resignar, tem humildade para se curvar a vontade do Universo, que é maior que a dela. Tem força e coragem de agir, com paz, desde a primeira hora em que recebeu a triste e inesperada notícia da perda.
Enquanto que, em meu trabalho com grupos de pessoas que estão vivendo o luto ou a depressão, ou os dois juntos, vejo que, boa parte delas, não conseguem agir com coragem.
Há pessoas que, diante da perda, do problema, e dor, ou paralisam, ou se desesperam. Ou ainda, reagem, o que é diferente de agir.
O que torna uma pessoa mais resiliente do que outra, aos problemas da vida, é algo que a psicologia não consegue esclarecer por completo.
Porém, se refletirmos sobre o fato, de que não temos somente uma existência, mas somos o resultado da somatória de múltiplas vidas, fica bem mais fácil, encontrar a chave da questão.
Alguns já caminharam mais, e melhor que outros, e portanto adquiriram a virtude de serem mais resilientes frente a situações difícies.
(Foto da Autora)