Art Déco

O apartamento é o 1001, de frente para a Av. Sete de Setembro, em Curitiba. Hotel F.P. Porta de madeira maciça com 1,00m de largura. Na parede à direita de quem entra, um armário embutido com duas portas de abrir espelhadas e cerca de 1,80m de comprimento. Ao lado dele o janelão, de mais ou menos 3,50 x 2,00m de altura, com cortinas deslizantes para impedir a claridade quando você acordar pela manhã. Em seguida, na mesma parede, o espaço destinado à TV LED de 42” (parece um quadro na parede), tendo nas laterais luzes embutidas que compõem a iluminação indireta do ambiente. Esta primeira parede deve ter uns 6,00m de comprimento no total. A parede que lhe é perpendicular, ou frontal à porta de entrada, com talvez 4,50m de comprimento, é cega. Nesses 27,00m2 inclui-se o banheiro. Nele, sobre a bancada na cor preta e um lavatório branco, estão 2 copos, sabonetes envolvidos em papel tipo celofane, shampoos e cremes rinse em pequenos recipientes tradicionais em hotéis desse tipo. E ainda 2 toalhinhas, lenços de papel, tocas de plástico, etc. A bancada tem possivelmente 1,80m de comprimento, iniciando-se a partir dela, e em toda a sua extensão, um espelho colado à parede com mais ou menos 1,30m de altura. O box é oposto ao vaso sanitário e parece ter 1,20 x 0,90m, dispondo de apoio metálico, na lateral contrária à porta-blindex deslizante, para a eventualidade de você sofrer de artrite, artrose ou possuir alguma deficiência física mais relevante. As ferragens são do tipo monocomando, isto é, virando para a esquerda, a água quente é imediata; lado contrário, a fria. O banheiro é espaçoso, com seus 5,00m2 no total. Faltou a cama: uma king ou queen size de colchão macio com lençóis de 700 ou não-sei-quantas centenas de fios, em que você desliza sobre ele ou ele sobre você. Tudo fazendo jus – é o que você acredita – aos R$ 300,00 de diária que irá pagar pela ocupação desse quarto de hotel cinco estrelas.

Nessas condições de conforto e luxúria você, escritor/poeta, deveria ser capaz de produzir um texto de lirismo irrepreensível ou de conteúdo capaz de satisfazer até ao mais exigente dentre os moribundos da ABL. No entanto, o que você produz é apenas essa descriçãozinha mixuruca do quarto de hotel em que dormiu duas noites e que, quando muito, poderia ser de discutível utilidade para um estudante de arquitetura ou de decoração.

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 16/01/2012
Código do texto: T3444734
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.