COMO ADMINISTRAR NOSSO TEMPO
Salomão o grande Rei de Israel, certa vez disse: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. Salomão quis dizer: que Deus tem plano para todas as pessoas. Para isso, Ele Deus, estabeleceu ciclos para a vida, e em cada um deles há trabalhos a serem executados.
Comumente, ouvimos sempre as pessoas dizerem que, não tiveram tempo de concluir suas tarefas ou realizarem o que projetaram. A reclamação é generalizada: “o tempo está curto”. Ninguém tem tempos mais para alguma programação extra.
Na verdade o tempo é sobremodo importante para o ser humano, e cada espaço de tempo deve ser aproveitado com todas as minudências precisas. Infelizmente, impensadamente ou sem percebermos, atropelamos e desperdiçamos nosso precioso tempo com coisas praticamente banais, ou sem nenhum valor importante.
Como bem dito acima, Deus estabeleceu um tempo para todo propósito debaixo do céu. Inclusive, dividiu o dia - que é evidentemente, um espaço de tempo - em três facções importantes, de oito horas cada, e deu ao homem para ser usado na forma como determinou. Vejamos:
Oito horas para trabalhar - Tempo suficiente para o homem executar todas as suas tarefas necessárias para sua sobrevivência. Nesse espaço de tempo, o homem planta, colhe, compra, vende, constrói e administra. É do trabalho que o homem tira o sustento para sua sobrevivência e da sua família, a fim de poder desfrutar da vida e vivê-la sabiamente, pois isso é dádiva de Deus, e só assim, podemos desfrutar da vida de maneira sábia e inteligente. É trabalhando que o homem cresce economicamente, constrói o seu patrimônio, constitui riqueza e produz para o desenvolvimento do Estado, inclusive recolhendo os impostos mantendo-se em dia com suas obrigações tributárias. É bom lembrar, que o trabalho humano, se não for dedicado a Deus, não tem valor permanente, de forma que, até os bens que o ser humano deixa na terra depois da morte, pode ser levianamente esbanjado por outras pessoas, significando dizer ainda, que, somente o que vem de Deus é realmente valioso para a vida., visto que, “se Deus não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se Deus não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”
Oito horas para descansar – Esse é o tempo do repouso, tempo suficientemente para dormir, descansando do labor do dia e das horas em que executou todas as suas tarefas. Esse tempo é muito importante e nada deve roubá-lo. Está escrito que: “doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer coma muito, porque digno é o operário do seu alimento”. Geralmente o operário honesto, ao chegar à sua casa depois de um dia normal de trabalho dorme tranqüilo, e é justamente aqui nesse tempo que, nosso corpo sente o alívio dos ardis do trabalho que executou em seu tempo determinado, após esse repouso, está apto a novas investidas conforme programado.
Acima transcrevemos de forma resumida, oito horas para trabalhar e oito horas para descansar, mas, veja bem que a cada dia ainda sobram horas.
E as outras oito horas? Bem, essa outra parte será utilizada de formas importantes também, tão importantes quanto às outras partes do tempo. Aqui pode ser utilizado na dedicação à família; ao devocional religioso; ou seja, a maneira que nos direcionamos a Deus para agradecê-lo pelas bênçãos e vitórias alcançadas no dia-a-dia; e, ao lazer. O lazer é tão importante para o ser humano, quanto é importante o trabalho e o descanso. Não foi à toa que Deus presenteou o homem com um espaço de tempo do dia destinado a esse fim. Então essas oito horas devem ser muito bem administradas e utilizadas.
Teoricamente, essa é a administração de nosso tempo como descrevemos acima. Na prática, a história é absolutamente outra. Hoje, em face da necessidade de se acompanhar o crescimento da economia, (pois na verdade somos responsáveis direto pelo crescimento econômico, uma vez que, a meta é produzir), temos transformado a maior parte de nosso tempo em trabalho, e o pior é que, quanto mais trabalhamos, entendemos que menos produzimos.
Os industriais se munem de equipamentos e máquinas possantes, comandadas por computador a fim de produzir mais para atender a demanda e ainda se sente, em alguns casos, de certo modo, improdutivo.
No campo, os produtores rurais, tanto agricultores quanto pecuaristas, procuram adquirir a maior área de terra possível para a plantação de sua lavoura e o abrigo de seus rebanhos, visando um só objetivo, produzir mais, para atender a demanda e por conta disso, investem praticamente todo o seu tempo no trabalho para consolidar seus projetos arquitetados.
Não estamos aqui criticando essas atitudes, absolutamente não. Aliás, parabenizamos o homem que assim procede valorizando o trabalho em todos os sentidos. Seria bom mesmo, era que o homem vivesse mais do que vive atualmente, para produzir mais e também desfrutar mais, dos resultados de seu trabalho. Mas, infelizmente, ou felizmente, a limitação de nosso tempo já está traçada pelo Pai Eterno, está escrito: “Pois todos os nossos dias vão passando... e acabam-se os nossos anos como um canto ligeiro. A duração de nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos”, razão porque disse o grande líder dos hebreus, Moisés: “ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio”
Nossos dias neste mundo, que na maioria das pessoas não chegam a mais de setenta ou oitenta anos, são poucos em relação ao projeto de vida que implantamos.
Finalizando, gostaríamos de registrar um belo soneto de autor desconhecido, o qual consubstancia o que acima escrevemos:
Deus pede estrita conta do meu tempo,
É forçoso do tempo já dar conta,
Eu que gastei sem conta tanto tempo,
Hoje quero fazer conta e falta tempo.
Para ter minha conta feita a tempo,
Foi me dado bom tempo e não fiz conta
Não quis sobrando tempo fazer conta
Hoje quero fazer conta e falta tempo
Oh vós que tendes tempo sem ter conta
Não gastei o vosso tempo em passatempo
Cuidai em quanto é tempo em fazer conta
Mas oh! se os que contam com esse tempo
Fizessem desse tempo alguma conta
Não choravam sem conta, o não ter tempo.