Idoso na cadeia e delinqüente em casas populares de idosos ou de repouso.
          Num País grande que pensa pequeno, seria uma solução surrealista em meio aos exóticos contrastes. Se não vejamos.

           É dever do Estado: Amparar o idoso garantindo-lhe o direito à vida; ao acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade; a sua liberdade e autonomia. Tudo muito bonito e descente no papel que aceita qualquer intenção.
 
          Todavia, fazemos esta proposta. Por quê?
 
          O Idoso na cadeira diuturnamente teria:
     - Acesso a uma boa ducha quente.
     - Lazer adequado e assistido.

     - Assistência médica gratuita e regular
     - Acesso gratuito aos Medicamentos.
     - Em caso de acidente doméstico, receberia assistência imediata, emergencial e gratuita no local. Se houver maior gravidade, preferência no atendimento ambulatorial e hospitalar sobre qualquer outro cidadão. E, com direito a um ou mais acompanhante para garantir o atendimento e a sua integridade moral e física.

     - Teria disponível: Sala de exercícios, de terapia física e de Assistência espiritual.
     - Área (pátio) de recreação, convívio e exercícios matinais.

     - Área interna específica para convívio, leitura, televisão, vídeo, rádio e outras atividades recreativas e lúdicas.
     - Local específico para receberem familiares e/ ou visitas intimas.
     - Estariam permanentemente acompanhados de pessoal especializado zelando por sua segurança.
     - Moradia gratuita, Livre do pagamento de IPTU, Taxas de recolhimento de lixo, Luz e água.
     - Direito a receber e realizar telefonemas gratuitos na rede fixa.
     - Segurança impecável com vigilância permanente por vídeo em todos os espaços de circulação.
     - Direito a uma visita “assistencial a cada hora, quando lhe é entregue correspondência, equipamentos eletrônicos como novos celulares, iPad, iPad 2, iPad 3 , iPod Touch de 8, 32 ou 64 GB com tela de
vídeo FaceTime, gravação de vídeo HD e muito mais; iPhone 4S desbloqueado; Tablets, possibilitando, desta forma, a comunicação on-line com o mundo e familiares.
     - Acesso a uma Biblioteca comunitária.
     - Incentivo para desenvolver terapias ocupacionais com boas instalações e devidamente equipadas, com instrutores.
     - Recebimento, gratuito, de roupas e produtos de higiene pessoal.

     - Assistência Jurídica e psicológica gratuita.
     - Equipe de Assistentes Sociais e de trabalho executivo de secretariado para cuidar de seus assuntos e interesses pessoais.
     - Direito a contatar com Políticos e membros de entidades de Direitos Humanos e de defesa dos Direitos do Idoso.


          Obs.: Cada Agente obriga-se, sob pena de severas punições a zelar pelo Idoso sob sua proteção com todo desvelo. Obrigados a respeitarem um rigoroso código de conduta.
 

     - Ser-lhes-iam reconhecidos todos os direitos humanos convencionados e subscritos.

          Por outro lado, nas casas destinadas aos idosos:

     -Os delinqüentes viveriam numa pequena habitação financiada.
     -Teriam que preparar suas refeições e comê-la muitas vezes fria e fora de hora.
     -Teriam que cuidar da sua roupa.
     -Viveriam sós e sem vigilância.
     -Estariam livres da vigilância pessoal ou de parentes para lembrar-lhes de alimentação, medicação, higiene pessoal, etc.
     -De vez em quando seriam vigiados.
     - Não estariam livres de assaltados, com possibilidade de serem violentados.
     -Se morressem de um mal súbito, como por exemplo, em conseqüência de um AVC, o corpo ficaria a espera de alguém que o encontrasse.
     -As instituições e os políticos pouco lhes dariam qualquer importância ou assistência.
     - Com possibilidade de morrerem por estarem em fila de espera para consulta médica ou de procedimento cirúrgico.
     - Dificuldade de ter alguém para se queixar.
     -Passariam frio no Inverno por falta de agasalho suficiente.
     -O entretenimento diário consistiria em ver telenovelas, caso seus olhos ainda conseguissem ver os personagens na tela da TV e/ou seus ouvidos escutassem o som.


     Parece-me que haveria mais justiça social e respeito, também, para todos, incluindo para com os que contribuintes, que derramam fábulas de dinheiro em impostos, para que haja no mínimo segurança, saúde, educação digna.
Mané das Letras
Enviado por Mané das Letras em 16/01/2012
Reeditado em 02/12/2015
Código do texto: T3443936
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.