ANGÚSTIA. SALMO 46.

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.

Salmo 46.

Sempre nos chegam essas palavras de conforto, mas acompanhadas da dúvida das surpresas, ninguém quer sofrer....

Mas “refúgio e fortaleza” são exortações dirigidas ao que precisa de abrigo e fortalecer-se. Somente o desabrigado e o enfraquecido necessitam dessas defesas, emocionais. O Deus inatingível, permeado de dúvidas, acreditado ou não, não prometeu ausência de surpresas que fazem sofrer e ferem o coração. Ele é “socorro...na angústia”. Só há socorro ao alcançado pela desgraça, e o socorro sucede ao acontecimento, não o evita.

Seu Filho, assim chegado até nós, ainda que seja somente pela história, distante da fé, o Cristo, o Ungido, sofreu a maior das agonias como Homem diante da angústia de sua mãe, que placidamente assistiu a agonia de Jesus de Nazaré, confortada, socorrida.

Buscamos o recato confortador dos pais, irmãos e amigos quando apanhados pelos sofrimentos e angústias. É isso que nos promete Deus, e ainda que seja só uma palavra, já traz em si o caminho do consolo, do socorro, “ portanto não temeremos(mais), ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o seio dos mares”, afirma o Salmo .

Entenda-se como conforto prometido e gigantesco, e nada há que mude o transcurso da vida e suas ocorrências, mas há um conforto ENORME para quem se conscientiza de outros espaços que a matéria não toca.

É bom que se tenha sempre em mira, que não viemos ao mundo só para festas e felicidades, mas para viver a vida neste plano que é mais de dores do que de felicidades alegrias e amores.....

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 16/01/2012
Reeditado em 16/01/2012
Código do texto: T3443634
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.