Avançando Para Trás

Jureminha está engatinhando...ou quase. Ela começou a ensaiar um se mover sozinha, um “minhocar”, pois ela ainda não consegue erguer os joelhos, porém, ela já atinge certa velocidade... Só que para trás.

- É para frente, filha! – incentivo, mostrando brinquedos, o DVD da galinha pintadinha ou qualquer outra coisa que a faça de esforçar para pegar, mas em vão, lá vai Jureminha indo para debaixo do sofá.

De acordo com os pediatras, o engatinhar é um processo bem complexo e muitas crianças desenvolvem esse movimento de muitas maneiras, há crianças que até pulam esse processo completamente e saem logo andando. Cabe aos pais, conter a ansiedade e continuar incentivando o bebê a seguir o seu ritmo de aprendizado.

É engraçado como os pequenos movimentos dos nossos filhos nos dão tanta alegria. Como professor, acompanhar os avanços da minha pequena tem me ajudado muito em relação aos meus estudos sobre aprendizagem e ritmo. Acho que ser professor ajuda a conter em mim, a ansiedade natural de ver minha pequena crescer rapidamente.

Pular etapas é coisa de adulto, a criança não liga a mínima se queremos que ela vá para frente ou para trás. Para a criança, qualquer movimento é crescimento; logo, é para frente!!!!

A maioria dos bebês aprende a engatinhar entre os 6 e os 10 meses. Esse ato fortalece os músculos do bebê para que depois ele seja capaz de andar. Mas o que interessa é o sair do lugar, não importa como ou quanto tempo leve.

- Para frente, Jureminha! – continuo dizendo, incentivando, enquanto ela me olha como se eu fosse um alienígena; em seus olhos, ela parece dizer:

- Eu estou indo para frente, papai! – diz ela – Quem ainda está indo para trás é você.